Bibliotecas e Bibliotecários em busca da acessibilidade
Resumo
Aborda o uso de recursos acessíveis em unidades de informação e discorre acerca da acessibilidade em bibliotecas. Evidenciam conceitos e práticas da acessibilidade, tal como expõe aspectos no Brasil. Especifica o uso da tecnologia assistiva como um recurso pertinente em unidades de informação, que possibilita autonomia da pessoa com deficiência. Discorre quanto aos profissionais bibliotecários acessíveis e a possibilitar a esses usuários, acesso à informação em qualquer suporte e à inclusão no meio da sociedade da informação. Nesse intuito, o objetivo geral desta pesquisa é dissertar uma breve consideração teórica pertinente, para embasar as reflexões sobre a imprescindível busca da acessibilidade e da inclusão à tecnologia assistiva, por parte de bibliotecários, bem como da possível adequação de bibliotecas para melhor servir às necessidades informacionais e educacionais de todos os seus usuários. Visto que os objetivos específicos deste estudo é discutir a questão da acessibilidade, especificamente no Brasil e sua legislação, e também expor resultados de referência para bibliotecas em busca da acessibilidade, além de contribuir com uma reflexão sobre o tema para profissionais da informação, bem como para todos os interessados e sensíveis em busca da acessibilidade. Portanto, para dar seguimento e embasamento desta pesquisa, o procedimento metodológico envolve um referencial teórico com pesquisas, através de livros, periódicos, artigos científicos e endereços eletrônicos pertinentes ao assunto. Pode-se concluir que o investimento na aplicabilidade de políticas públicas sobre acessibilidade ainda é inadequado e inacessível. Compreende-se que os bibliotecários devem estar sempre à frente dessa temática, e é possível identificar que aos poucos a acessibilidade em bibliotecas está se desenvolvendo. Diante dessas reflexões, este estudo intenciona a expansão desta pesquisa, em uma abordagem de campo e de novas investigações complementares.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores manterão seus direitos autorais e garantirão à revista o direito de primeira publicação de seu trabalho, que estará simultaneamente sujeito à Licença Internacional Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar ou enlaçar os artigos completos desta revista, sem a necessidade de requerer permissão ao editor ou ao autor, desde que seu autor e sua primeira publicação sejam indicados. A licença não permite usos comerciais dos artigos publicados.
Os autores podem adotar outros contratos de licença não exclusivos para a distribuição da versão da obra publicada (ex: depositar em repositório institucional ou publicar em volume monográfico) desde que indicada a publicação inicial nesta revista.
Os autores são autorizados e recomendados a divulgar seus trabalhos pela Internet (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seus sites) antes e durante o processo de submissão, o que pode levar a trocas interessantes e aumentar as citações de o trabalho publicado. Nesse caso, solicitamos que o cabeçalho do manuscrito indique: "Esta é uma versão pre-print enviada à Revista Informação na Sociedade Contemporânea (https://periodicos.ufrn.br/informacao)"
A Revista Informação na Sociedade Contemporânea adere aos principios e valores da publicação científica como expressos por AmeliCA para preservar o acceso aberto ao conhecimento científico sob modelos não comerciais.