O Profissional da Informação e o Marketing Multinível
Resumo
A presente pesquisa expõe farto referencial teórico sobre a sociedade da informação e do conhecimento, como também o marketing. Apresenta conceitos para a informação baseado nas teorias da informação e do conhecimento, enfocando a mensurabilidade da informação como resultado do descobrimento do BIT e seus múltiplos e submúltiplos, fato este considerado propulsor da segunda revolução científica da produção intelectual humana, comparando-a com a descoberta do átomo. Destaca a importância e a responsabilidade dos profissionais da informação, os bibliotecários, nesse contexto da era da informação e do conhecimento. O objetivo principal é analisar como o marketing multinível pode auxiliar no alargamento do campo de atuação do profissional da informação. Dentro desse enfoque, traça um panorama sobre marketing, sua origem, conceito e aplicação, tomando como parâmetro as competências informacionais exigidas no marketing bibliotecário, bem como sua conceituação e análises de aplicações. Identifica as práticas do endomarketing nas unidades de informação, confrontando-as com os campos de atuação do profissional bibliotecário. Investiga as práticas do marketing multinível, apontando-o como ampliação do campo de atuação do profissional bibliotecário e, com isso, indicar a quebra de paradigma referente ao perfil ocupacional desses profissionais. Desse modo, discute a utilização das redes sociais como espaço para a aplicação do marketing multinível pelos bibliotecários, atuando na gestão informacional em redes de distribuição independentes na venda direta de produtos e serviços através do network marketing. Conclui com a afirmação de que há uma grande demanda por profissionais de todas as áreas do conhecimento humano, inclusive os profissionais da informação, para operar em empresas que adotam a filosofia e as técnicas do marketing multinível na distribuição interativa de seus produtos e serviços.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores manterão seus direitos autorais e garantirão à revista o direito de primeira publicação de seu trabalho, que estará simultaneamente sujeito à Licença Internacional Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar ou enlaçar os artigos completos desta revista, sem a necessidade de requerer permissão ao editor ou ao autor, desde que seu autor e sua primeira publicação sejam indicados. A licença não permite usos comerciais dos artigos publicados.
Os autores podem adotar outros contratos de licença não exclusivos para a distribuição da versão da obra publicada (ex: depositar em repositório institucional ou publicar em volume monográfico) desde que indicada a publicação inicial nesta revista.
Os autores são autorizados e recomendados a divulgar seus trabalhos pela Internet (por exemplo, em repositórios institucionais ou em seus sites) antes e durante o processo de submissão, o que pode levar a trocas interessantes e aumentar as citações de o trabalho publicado. Nesse caso, solicitamos que o cabeçalho do manuscrito indique: "Esta é uma versão pre-print enviada à Revista Informação na Sociedade Contemporânea (https://periodicos.ufrn.br/informacao)"
A Revista Informação na Sociedade Contemporânea adere aos principios e valores da publicação científica como expressos por AmeliCA para preservar o acceso aberto ao conhecimento científico sob modelos não comerciais.