O ENSINO DE SOCIOLOGIA: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A EFETIVAÇÃO DA TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL NO LIVRO DIDÁTICO

Autores

  • Ana Carolina Araújo de França UFRN

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-1662.2016v1n19ID11785

Palavras-chave:

Ensino de sociologia. Lei n. 10.639/03. Livro didático.

Resumo

Desde o final dos anos 1980, com o processo de redemocratização, o Brasil tem efetuado profundas transformações no seu cenário educacional, especialmente nas suas propostas curriculares, dentre as quais se destaca a inserção da sociologia como disciplina obrigatória para o ensino médio. O ensino dessa disciplina busca contribuir na formação mais “crítica” e “cidadã’ do jovem, promovendo-lhe maior autonomia “intelectual” e “capacidade reflexiva” para problematizar, através do estranhamento e da desnaturalização, os fenômenos sociais e, assim, poder percebê-los e compreendê-los como fenômenos construídos social e historicamente, logo, passíveis de mudança. Possibilita, portanto, construir um novo olhar e uma nova percepção sobre o mundo social. Assim como a sociologia, houve outra alteração curricular proposta pela Lei 10.639/03, que institui a obrigatoriedade do ensino de “história e cultura afro-brasileira” na educação básica. Essa proposta busca problematizar e desnaturalizar as concepções estereotipadas que conferem aos africanos e afro-brasileiros uma pretensa inferioridade. Diante disso, esse artigo tem como objetivo analisar de que modo as questões étnico-raciais têm sido abordadas no ensino de sociologia no ensino médio e quais possibilidades a sociologia pode lançar para ajudar na implementação de uma educação antirracista e de valorização, reconhecimento e respeito à diversidade étnico-racial brasileira, conforme proposto pela Lei n. 10.639/03. Para isso, faremos uma análise do livro didático Sociologia para o Ensino Médio, de Nelson Dacio Tomazi (2007), buscando saber de que modo os conteúdos das ciências sociais dispostos no livro abordam a questão étnico-racial e se ajudam a problematizar e desnaturalizar a percepção da questão do racismo, discriminação e desigualdades.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Araújo de França, UFRN

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Possui graduação em Ciências Sociais – Licenciatura Plena – e cursa bacharelado na área pela mesma universidade.

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Publicado

07-04-2017

Como Citar

ARAÚJO DE FRANÇA, A. C. O ENSINO DE SOCIOLOGIA: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A EFETIVAÇÃO DA TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL NO LIVRO DIDÁTICO. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 19, p. 150–172, 2017. DOI: 10.21680/1982-1662.2016v1n19ID11785. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/11785. Acesso em: 22 jun. 2024.

Edição

Seção

ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS