A juventude brasileira e a educação profissional

um estudo acerca da garantia à educação como preparação para o trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-1662.2018v1n23ID15676

Palavras-chave:

Educação Profissional, Juventude, Políticas Públicas, LDB

Resumo

Propõe-se, nesta pesquisa, desenvolver um estudo exploratório acerca dos jovens brasileiros em articulação com a educação profissional com vistas a compreender como o Estado brasileiro atende o direito à educação e ao trabalho. Parte-se dos seguintes questionamentos: Sendo a educação e o trabalho direitos constitucionais, como o Estado brasileiro vem atendendo esses direitos em relação aos jovens de 14 a 29? A educação profissional tem alcançado os jovens das camadas populares? Como vem ocorrendo esse atendimento no século XXI? O que indicam os dados oficiais sobre essas questões? Reconhece-se que o Estatuto da Juventude, instituído pela Lei nº 12.852/2013, entende jovens com idade entre 18 e 29 anos, neste documento também dispõe quais são os direitos dos jovens informando as garantias já previstas pela Constituição, quais são as especificidades da juventude que precisam ser afirmadas. Contudo, observa-se que as políticas públicas não têm atendido às demandas dos jovens por Educação profissional. Como metodologia adota-se uma abordagem materialista-dialética no sentido de análise da realidade por meio de: pesquisa bibliográfica acerca dos fundamentos da Educação profissional oferecida no Brasil, análise de instrumentos jurídicos/legais tais como: o texto Constitucional atual, o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, as Consolidações das Leis do Trabalho, na busca de evidenciar os marcos legais das principais políticas públicas voltadas à garantia dos direitos à educação e ao trabalho, bem como a análise dos indicadores oficiais sobre Educação profissional nas bases de dados do Estado brasileiro em domínio público, para subsidiar a exposição com argumentos da realidade estudada. Trata-se, portanto, de um estudo quali-quantitativo de base legal com fundamentos histórico-críticos que se alicerçará em indicadores que mostrarão a garantia ou não da educação como preparação para o trabalho.

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Biografia do Autor

Adriana Aparecida Souza, PPGEP/IFRN

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013). Atualmente é Pós Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Direitos Humanos e Ética, atuando principalmente nos seguintes temas: violência intrafamiliar, Juventude e Políticas públicas em Educação.

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Publicado

18-12-2018

Como Citar

SOUZA, A. A. A juventude brasileira e a educação profissional: um estudo acerca da garantia à educação como preparação para o trabalho. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 23, p. 15–43, 2018. DOI: 10.21680/1982-1662.2018v1n23ID15676. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/15676. Acesso em: 25 jun. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO, ARTES E TECNOLOGIA

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