JUVENTUDE E MUDANÇAS CLIMÁTICAS

trajetórias e narrativas das mobilizações no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-1662.2021v4n32ID26192

Resumo

O tema da juventude se cruza com a questão ambiental quando, no contexto contemporâneo, tem aumentado a atuação dos jovens frente às mudanças climáticas. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é compreender e analisar, através das narrativas, as trajetórias dos jovens e as estratégias dos movimentos ativistas brasileiros que se mobilizam em torno das mudanças climáticas. Para tanto, a metodologia da pesquisa é qualitativa, fazendo uso do levantamento bibliográfico e da aplicação de entrevistas semiestruturadas. A técnica de análise dos dados é a análise de conteúdo. A partir dos resultados obtidos, concluímos que as trajetórias dos jovens estão ancoradas na influência familiar e na inserção no movimento estudantil. Ademais, as estratégias utilizadas se ancoram, principalmente, na conjuntura política ou no diálogo com o poder público.

Palavras-chave: Jovens. Movimentos sociais. Questão ambiental. Crise climática. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Aurélio Freire da Silva Júnior, UFRN

Mestre em Estudos Urbanos e Regionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPEUR/UFRN) na linha de Espaços Rurais e Dinâmicas Territoriais. Pós-graduando no curso de especialização em Administração Pública (Unesa). Graduado em Gestão de Políticas Públicas (UFRN). Pesquisador do Laboratório de Estudos Rurais (LabRural/UFRN) na linha de Estado, Instituições, Atores e Políticas Públicas. Realiza pesquisas na área de juventude, participação social, juventude rural, movimentos sociais e Estado.

Rylanneive Leonardo Pontes Teixeira, UFRN

Doutorando e mestre em Estudos Urbanos e Regionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPEUR/UFRN). Graduado (2015) em Gestão de Políticas Públicas pela mesma instituição, com mobilidade acadêmica internacional (2014-2015) no curso de Administração Pública na Universidade de Aveiro, na Cidade de Aveiro/Portugal. Revisor de periódicos científicos. Organizador do dossiê temático "Ambiente e Sociedade" da Revista Abordagens (UFPB). Atualmente, é pesquisador integrante do Laboratório Interdisciplinar Sociedades, Ambientes e Territórios (LISAT/UFRN) e colaborador do Núcleo Natal do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Observatório das Metrópoles (INCT-OM) e do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Mudanças Climáticas (INCLINE/USP)

Downloads

Publicado

08-12-2021

Como Citar

SILVA JÚNIOR, M. A. F. da; PONTES TEIXEIRA, R. L. JUVENTUDE E MUDANÇAS CLIMÁTICAS: trajetórias e narrativas das mobilizações no Brasil. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 4, n. 32, p. c26192, 2021. DOI: 10.21680/1982-1662.2021v4n32ID26192. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/26192. Acesso em: 29 mar. 2024.