W. E. B. DU BOIS NO CENTRO: DA CIÊNCIA, DO MOVIMENTO DOS DIREITOS CIVIS, AO MOVIMENTO BLACK LIVES MATTER

W. E. B. DU BOIS AT THE CENTER: FROM SCIENCE, CIVIL RIGHTS MOVEMENT, TO BLACK LIVES MATTER

Autores

  • Aldon Morris Professor de Sociologia e Estudos Afro-Americanos no Departamento de Sociologia na Northwestern University (EUA)

Resumo

É uma honra apresentar a palestra anual na Escola de Economia de Londres ao Jornal Britânico de Sociologia em 2016. Minha palestra é baseada nas ideias derivadas do meu novo livro The Scholar Denied: W.E.B. Du Bois and the Birth of Modern Sociology. Neste ensaio eu faço três argumentações. Primeiro, W.E.B. Du Bois e sua Escola de Sociologia em Atlanta foram os primeiros da sociologia científica nos Estados Unidos. Segundo, Du Bois foi o pioneiro de uma sociologia pública que combinou criativamente sociologia e ativismo. E, finalmente, Du Bois foi o pioneiro de uma ciência social engajada relevante às lutas políticas contemporâneas incluindo o movimento contemporâneo Black Lives Matter.

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Biografia do Autor

Aldon Morris, Professor de Sociologia e Estudos Afro-Americanos no Departamento de Sociologia na Northwestern University (EUA)

Ph.D., Universidade Estadual de Nova York, Stony Brook, 1980. Áreas de interesse incluem movimentos sociais, teoria, sociologia da WEB Du Bois, o movimento dos direitos civis, raça, religião, desigualdade social e sociologia política. Seu livro, As Origens do Movimento pelos Direitos Civis, que recebeu vários prêmios, incluindo o Prêmio de Contribuição da Associação Americana de Sociologia em Distinção para Bolsas de Estudo, enfatizou a base organizacional e cultural do protesto social. 

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Publicado

18-12-2018

Como Citar

MORRIS, A. W. E. B. DU BOIS NO CENTRO: DA CIÊNCIA, DO MOVIMENTO DOS DIREITOS CIVIS, AO MOVIMENTO BLACK LIVES MATTER: W. E. B. DU BOIS AT THE CENTER: FROM SCIENCE, CIVIL RIGHTS MOVEMENT, TO BLACK LIVES MATTER. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 23, p. 150–170, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/15766. Acesso em: 26 abr. 2024.