CIVILIZAÇÃO, TECNOLOGIA E PODER NA MODERNIDADE LÍQUIDA

CIVILIZATION, TECHNOLOGY AND POWER IN LIQUID MODERNITY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-1662.2018v1n23ID15878

Resumo

Esse artigo trata da análise de Zygmunt Bauman sobre a modernidade líquida, focando especialmente nas tecnologias de vigilância desenvolvidas nas últimas décadas. O artigo inicia abordando o mal-estar na civilização diagnosticado por Freud e retomado por Bauman no contexto contemporâneo. Em seguida, trata das contribuições de Michel Foucault e Gilles Deleuze sobre as tecnologias de poder instauradas nas atuais sociedades. Com isso, detalha-se a passagem das sociedades modernas disciplinares para a atual modernidade líquida e suas novas tecnologias de vigilância e poder pós-panóptico, ou seja, o sinóptico, o banóptico e o que se denomina ciberpoder.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Fortunato, PPGCS-UFRN

Possui Graduação em Ciências Sociais e Mestrado em Filosofia. Atualmente cursa Doutorado e desenvolve estudos de temáticas contemporâneas. Possui experiência como docente no Ensino Superior e no Ensino Médio. Autor do livro Machinapolis e a Caosmologia do Ser, publicado pela Editora da UFRN. Atua principalmente nas seguintes áreas: Teoria Sociológica, Antropologia Cultural, Filosofia, Micropolítica e Arte Contemporânea.

Alexsandro Galeno, UFRN

Possui graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1989), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, coordenador do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da mesma instituição e Presidente da Cooperativa Cultural Universitária. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, comunicação, Artaud, literatura e sociologia e imagens.

Downloads

Publicado

18-12-2018

Como Citar

FORTUNATO, L.; GALENO, A. CIVILIZAÇÃO, TECNOLOGIA E PODER NA MODERNIDADE LÍQUIDA: CIVILIZATION, TECHNOLOGY AND POWER IN LIQUID MODERNITY. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 23, p. 94–114, 2018. DOI: 10.21680/1982-1662.2018v1n23ID15878. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/15878. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO, ARTES E TECNOLOGIA