ADMINISTRANDO O "CORPO ARCO ÍRIS"

etnografia sobre a pastoral do sexo em igrejas inclusivas das cidades de Fortaleza e Maceió

Autores

  • Carlos Lacerda Coelho Júnior PPGS-UFPB
  • Júnior Ratts PPGS-UFC

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-1662.2019v2n24ID16326

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar de que forma a pastoral do sexo se constitui, entre seus adeptos, em três denominações cristãs inclusivas, a saber, Igreja Missionária Inclusiva (IMI), situada em Maceió (Alagoas) e as congregações Igreja Apostólica Filhos da Luz (IAFL) e Cidade de Refúgio, ambas localizadas na cidade de Fortaleza (Ceará). Além do mais, apresenta-se um breve esboço das trajetórias acadêmicas construídas pelos autores desse texto no tocante as escolhas dos seus respectivos objetos e os impactos subjetivos vivenciados durante e após a pesquisa de campo.

Palavras-chave: Estudos de gênero. Teoria Queer. Igrejas Inclusivas. Cristianismo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Lacerda Coelho Júnior, PPGS-UFPB

Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Sociologia (2014) e bacharel em Ciências Sociais (2011) pela Universidade Federal de alagoas (UFAL). Pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos sobre a Violência em Alagoas (NEVIAL). Tem desenvolvido pesquisa sobre as intersecções entre religiosidade cristã, gênero e sexualidade. Possui experiência nas seguintes áreas: Estudos de Gênero e Sexualidade, Sociologia da Religião, Sociologia da Violência e Direitos Humanos. Atualmente encontra-se lecionando no curso de Serviço Social do Centro Universitário Maurício de Nassau - UNINASSAU/Maceió.

Júnior Ratts, PPGS-UFC

Bacharel e mestre em Comunicação (UFC). Doutorando em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (PPGS/UFC). Pesquisador do Laboratório dos Marcadores Sociais da Diferença (LAMAS) Membro-Assistente do Grupo de Estudos Sobre Diversidade Sexual, Gênero e Religião (GEDs).

Downloads

Publicado

02-05-2019

Como Citar

COELHO JÚNIOR, C. L.; RATTS, J. ADMINISTRANDO O "CORPO ARCO ÍRIS": etnografia sobre a pastoral do sexo em igrejas inclusivas das cidades de Fortaleza e Maceió. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 2, n. 24, p. 383–406, 2019. DOI: 10.21680/1982-1662.2019v2n24ID16326. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/16326. Acesso em: 24 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)