REFORMULAÇÕES DA TEORIA MARXISTA NO PÓS-MARXISMO DE LACLAU E MOUFFE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-1662.2019v2n24ID16398

Resumo

Este trabalho visa investigar as continuidades e descontinuidades da tradição marxista no pós-marxismo de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, a partir da identificação de conceitos e formas discursivas oriundos do marxismo que são reelaborados pelos autores na transição para o enfoque pós-marxista. Para tanto, analisamos de que maneira as categorias de materialismo, antagonismo e hegemonia são reformuladas para compor o aparato conceitual do pós-marxismo. A análise permite perceber que a tentativa de radicalização do materialismo de Marx se desdobra em uma Teoria do Discurso, a afirmação do caráter constitutivo do antagonismo conduz à impossibilidade de toda objetividade e a nova abordagem da hegemonia conduz à reformulação da noção de socialismo do marxismo. A partir dessa análise, é possível discutir a pertinência de se interpelar os autores clássicos a partir de uma perspectiva desconstrucionista que conduz à desconstrução de seus elementos constitutivos.

Palavras-chave: Desconstrução. Tradição Marxista. Ernesto Laclau. Chantal Mouffe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Rodrigues, PPGS-UFPE

Ana Rodrigues Cavalcanti Alves possui graduação sanduíche em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (2008) e Universidade de Hamburgo/ Alemanha, mestrado em Sociologia (2011) e doutorado em Sociologia (2018) pelo PPGS/UFPE. Atuou como pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA) na pesquisa ?Radiografia do Brasil contemporâneo? e como professora substituta do Departamento de Sociologia da UFPE. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em teoria social, pensamento social brasileiro e sociologia do consumo. Atualmente é pós-doutoranda do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco e participa do grupo de pesquisa ?A recepção de Bourdieu na sociologia brasileira do final do século XX e começo do século XXI?, coordenado pela Profª Drª Maria Eduarda da Mota Rocha.

Downloads

Publicado

01-05-2019

Como Citar

RODRIGUES, A. REFORMULAÇÕES DA TEORIA MARXISTA NO PÓS-MARXISMO DE LACLAU E MOUFFE. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 2, n. 24, p. 51–80, 2019. DOI: 10.21680/1982-1662.2019v2n24ID16398. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/16398. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEORIA SOCIAL: OS CLÁSSICOS NOS CONTEMPORÂNEOS