O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DE CANOINHAS- SANTA CATARINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-1662.2020v3n27ID18706

Resumo

A disciplina de sociologia integra o currículo da educação básica e a sua relevância tem sido objeto de discussão em diferentes momentos. A partir disso, este estudo possui como objeto de pesquisa: A disciplina de sociologia do município de Canoinhas e seus impactos na região canoinhense, em Santa Catarina, por meio, da influência do conhecimento sociológico em Canoinhas, com vistas ao Desenvolvimento Regional. Através da aplicação de entrevista aos professores de sociologia, buscou-se compreender como estes interpretam seu papel de docente nos interesses da vida política, econômica e social de sua região. Concluiu-se com esta pesquisa, que o conhecimento sociológico é extremamente importante e impactante no percurso do Desenvolvimento Regional na visão dos professores, pois a aulas de sociologia colaboram com a compreensão desse processo por meio da preparação dos alunos para viver em sociedade e o entendimento sobre as relações sociais, nas quais eles estão inseridos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Krauss, UNIARP

Mestranda em Desenvolvimento e Sociedade, na Linha de Pesquisa Desenvolvimento Sociedade e Educação, pela UNIARP - Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - Campus Universitário de Caçador Possui Bacharel e Licenciatura em Ciências Sociais com Ênfase em Desenvolvimento Regional pela Universidade do Contestado(2013), Especialização em Metodologia do Ensino em História e Geografia pelo Centro Universitário Internacional ( 2014), Especialização em Metodologia do Ensino em Filosofia e Sociologia pela Faculdade de Administração Ciências Educação e Letras( 2016) e licenciatura em filosofia pelo Centro Universitário Internacional ( 2018). Especialista em Desenvolvimento Regional:Gestão, Economia e Processos Produtivos pela Instituição Jangada IESC.

Joel Haroldo Baade, UNIARP

Doutorado (2011 - Conceito CAPES 6) e Mestrado (2007 - Conceito CAPES 6) em Teologia pela Escola Superior de Teologia - Faculdades EST (São Leopoldo/RS). Especialização em Administração Escolar, Supervisão e Orientação pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2013). Graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia - Faculdades EST (São Leopoldo/RS) (Conceito 5). Graduação em Administração pela Universidade do Contestado (UnC, 2016). A formação inclui temas como Ética, Pesquisa, Metodologia de Pesquisa, História das Religiões, História da Educação, Hermenêutica, Correntes Pedagógicas, Sociologia, Filosofia, Teoria Curricular, Gestão Educacional. Formação e experiência na área de educação a distância (EAD). Desde fevereiro de 2011, professor da UNIARP (Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe em Caçador-SC), lecionando diversas disciplinas em nível de graduação e pós-graduação. Líder do Grupo de Pesquisa em Ética, Cidadania e Sustentabilidade (CNPq). Editor-chefe da Revista Visão de Gestão Organizacional. Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC). Docente e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade e do Mestrado Profissional em Educação da UNIARP. Coordenador geral do programa de Educação a Distância do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE). Membro do Projeto Associado em Rede Interdisciplinar em Sistemas Produtivos - PPGISP (UNIPLAC/UNESC/UNIVILLE/UNIFEBE/UNIBAVE/UNIDAVE/UNIARP).

Downloads

Publicado

29-11-2019

Como Citar

KRAUSS, A.; BAADE, J. H. . O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DE CANOINHAS- SANTA CATARINA. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 3, n. 27, p. c18706, 2019. DOI: 10.21680/1982-1662.2020v3n27ID18706. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/18706. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS