A FENOMENOLOGIA E O DISCURSO SOBRE AS CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE EDMUND HUSSERL E BOAVENTURA

Resumo


Este trabalho, de cunho bibliográfico e comparativo, propõe uma análise acerca de duas obras fundamentais no campo da Epistemologia/Filosofia da ciência: A Crise das Ciências Europeias: e a fenomenologia transcendental (1984), do filósofo Edmund Husserl e, Um Discurso Sobre as Ciências (2006), do sociólogo Boaventura de Souza Santos. Quanto à metodologia, este trabalho está dividido em duas partes. Na primeira, analisa-se a obra de Husserl (1984) e sua contribuição acerca da crise das ciências europeias e da fenomenologia como alternativa epistemológica. Na segunda, propõe-se uma discussão sobre o paradigma científico dominante e sobre o paradigma científico emergente propostos por Boaventura (2006). Os resultados apontam para deslocamentos teórico-metodológicos nas bases conceituais advindas do modelo de ciência positiva que predominou tanto nas Ciências Naturais/Exatas como no início das Ciências Sociais/Humanas. Por conseguinte, a fenomenologia apresenta-se como uma possibilidade epistemológica de (re) invenção da ciência moderna, subsidiando a construção de um novo modelo científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Demóstenes Dantas Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Doutorando em Letras pela Universidade Federal do Pernambuco - UFPE; Mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. É também Especialista em Educação (FIP) e Especialista em Literatura (IFRN). É bacharel em Teologia (ITL) e Licenciado em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Atualmente, é professor permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, onde atua com as disciplinas de Língua Portuguesa e Metodologia Científica, na Educação Básica, no Ensino Superior e na Pós-Graduação. 

Publicado
23-04-2021
Como Citar
DANTAS VIEIRA, D. A FENOMENOLOGIA E O DISCURSO SOBRE AS CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE EDMUND HUSSERL E BOAVENTURA . Revista Inter-Legere, v. 4, n. 31, p. c20174, 23 abr. 2021.