DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO ENTRE HOMENS E MULHERES NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID 19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-1662.2020v3n28ID21486

Resumo

O artigo visa problematizar alguns elementos em torno da desigual divisão sexual do trabalho e como isso vem repercutindo em tempos de isolamento social em face da   pandemia de Covid-19, que tem modificado a dinâmica social, com impactos diferenciados para homens e mulheres, uma vez que, mesmo em espaços em que há algum tipo de divisão do trabalho doméstico e do cuidado, a responsabilização por tais atividades ainda é quase que exclusivamente das mulheres. Compreendemos, portanto, que o trabalho doméstico extrapola a dimensão de uma atividade doméstica, se configurando em uma forma de exploração de milhões mulheres na sociedade capitalista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Abreu, UERN

Doutoranda em Direito pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Mestre em Direito Constitucional (Área de Concentração: Constituição e Garantia de Direitos) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Especialista em Direitos Humanos (Área de Concentração: Direitos Fundamentais e acesso à justiça) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Bacharela em Direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Advogada/sócia integrante da sociedade advocatícia Araújo, Soares, Barreto e Abreu Advogados Associados S/C, Professora da Graduação em Direito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Vice-Coordenadora do Núcleo Docente Estruturante da Faculdade de Direito/UERN, Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/RN - Subseccional Mossoró. 

Fernanda Marques, UERN

Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco. Pós- doutora em Sociologia pela Universidade de Paris VII.

Professora Adjunta da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Direitos Sociais da UERN

Bolsista Produtividade PQ2 do CNPq

Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre as Relações Sociais de Gênero e Feminismo - GEF/UERN e membro do Núcleo de Estudos sobre a Mulher Simone de Beauvoir

Ilidiana Diniz, UFRN

Doutora em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho Ética e Direitos-GEPTED/UFRN e do Grupo de Estudo e Pesquisas sobre as Relações Sociais de Gênero e Feminismo - GEF/UERN e membro do Núcleo de Estudos sobre a Mulher Simone de Beauvoir.

Downloads

Publicado

02-09-2020

Como Citar

ABREU DE OLIVEIRA, F.; MARQUES DE QUEIROZ, F. .; DINIZ, M. I. . DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO ENTRE HOMENS E MULHERES NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID 19. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 3, n. 28, p. c21486, 2020. DOI: 10.21680/1982-1662.2020v3n28ID21486. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/21486. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ A PANDEMIA DE COVID-19 NA VIDA DE MULHERES