EM BUSCA DE LIKES NO AMBIENTE ESCOLAR

Estudo das sociabilidades juvenis contemporânea

Resumo


Este texto discute as interações de estudantes no Instagram e a suas interfaces com a escola presencial de Ensino Médio de tempo integral. A pesquisa etnográfica foi desenvolvida em dois ambientes, simultaneamente. No ambiente virtual através do acompanhamento das postagens, likes e comentários de setenta e três estudantes, na plataforma Instagram, sendo 46 do gênero feminino e 27 do gênero masculino. No ambiente escolar analisamos as influências das mídias digitais e o uso de smartphones no cotidiano da instituição pedagógica. Conclui-se que os likes e comentários recebidos nos perfis reforçam a sensação de pertencimento à comunidade de amigos na plataforma Instagram. Demonstra-se ainda, que as redes digitais não podem ser vistas, no contexto da pesquisa desenvolvida, como externas ao universo escolar, mas como parte integrante de seu cotidiano, provocando transformações nas relações que os estudantes estabelecem entre si e com os demais personagens da escola.

Palavras-chave: ambiente escolar, estudantes, Instagram.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edgard Leitão de Albuquerque Neto, SEECT-PB

Doutor em Ciências Sociais com área de concentração em Sociologia (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande (PPGCS-UFCG). Mestre em Ciências Sociais (2013) e Licenciado em Ciências Sociais (2008). Professor de Sociologia (SEECT-PB). Tem experiência de pesquisa na área de Sociologia Rural, atuando nos seguintes temas: agricultura familiar, trabalho, políticas públicas e mudanças sociais.

Vanderlan Silva, UFCG

Professor de Antropologia da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Docente do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da mesma universidade. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Paris-Descartes (Paris V - Sorbonne); Mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba; Bacharel em Ciências Sociais (Antropologia) e Licenciado em Ciências Sociais pela UFPB. Desenvolve pesquisas e orientações nas áreas de estudos de grupos urbanos, com ênfase em sociabilidades, cotidiano, lazer, conflitos, violência, práticas institucionais e segurança pública.

Publicado
22-11-2021
Como Citar
LEITÃO DE ALBUQUERQUE NETO, E.; DA SILVA, V. F. EM BUSCA DE LIKES NO AMBIENTE ESCOLAR. Revista Inter-Legere, v. 4, n. 32, p. c24596, 22 nov. 2021.
Seção
ARTIGOS