EM BUSCA DE LIKES NO AMBIENTE ESCOLAR
Estudo das sociabilidades juvenis contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.21680/1982-1662.2021v4n32ID24596Resumo
Este texto discute as interações de estudantes no Instagram e a suas interfaces com a escola presencial de Ensino Médio de tempo integral. A pesquisa etnográfica foi desenvolvida em dois ambientes, simultaneamente. No ambiente virtual através do acompanhamento das postagens, likes e comentários de setenta e três estudantes, na plataforma Instagram, sendo 46 do gênero feminino e 27 do gênero masculino. No ambiente escolar analisamos as influências das mídias digitais e o uso de smartphones no cotidiano da instituição pedagógica. Conclui-se que os likes e comentários recebidos nos perfis reforçam a sensação de pertencimento à comunidade de amigos na plataforma Instagram. Demonstra-se ainda, que as redes digitais não podem ser vistas, no contexto da pesquisa desenvolvida, como externas ao universo escolar, mas como parte integrante de seu cotidiano, provocando transformações nas relações que os estudantes estabelecem entre si e com os demais personagens da escola.
Palavras-chave: ambiente escolar, estudantes, Instagram.