Trabalho no lar, cuidado e equidade de gênero
um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.21680/1982-1662.2022v5n34ID25266Resumo
O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa “Trabalho doméstico: cidadania e equidade de gênero ” que é fruto do projeto de iniciação científica realizado na Universidade Federal do Maranhão – campus São Bernardo, com a orientação da Prof.ª Dr.ª Amanda Gomes Pereira. Esse projeto teve o objetivo de compreender as dinâmicas de poder interconectadas às relações de gênero, no leste do estado do Maranhão — mais especificamente nos municípios circunvizinhos de São Bernardo —, por meio de referenciais teóricos que dialogam com os estudos de gênero, feministas, pós-coloniais e decoloniais. Para tanto, essa pesquisa optou por uma abordagem mista, com a combinação das análises qualitativas e quantitativas. Assim, foram aplicados questionários online, com perguntas fechadas e abertas (contendo apenas 2 (duas) perguntas abertas), por meio da plataforma Google Forms, permitindo, dessa forma, preservar o anonimato das pessoas, tendo como amostragem 15 dos 16 discentes contemplados com Auxílio Estudante com Filha(o). Nesse sentido, os dados possibilitaram uma discussão em torno das desigualdades de gênero, afazeres domésticos e maternidade, evidenciando as problemáticas que essas mulheres/mães/estudantes enfrentam no acesso à educação de qualidade, bem como na permanência e finalização de seus cursos. Neste trabalho, descreveremos também as dificuldades encaradas pelos pesquisadores/as para a realização do projeto, visto que a pandemia de Covid-19 afetou não só a pesquisa em si, mas a vida das pessoas em escola global.
Palavras-chave: Gênero. Maternidade. Trabalho no lar. Políticas públicas.
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