Trabalho no lar, cuidado e equidade de gênero

um estudo de caso

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-1662.2022v5n34ID25266

Resumen

O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa “Trabalho doméstico: cidadania e equidade de gênero ” que é fruto do projeto de iniciação científica realizado na Universidade Federal do Maranhão – campus São Bernardo, com a orientação da Prof.ª Dr.ª Amanda Gomes Pereira. Esse projeto teve o objetivo de compreender as dinâmicas de poder interconectadas às relações de gênero, no leste do estado do Maranhão — mais especificamente nos municípios circunvizinhos de São Bernardo —, por meio de referenciais teóricos que dialogam com os estudos de gênero, feministas, pós-coloniais e decoloniais. Para tanto, essa pesquisa optou por uma abordagem mista, com a combinação das análises qualitativas e quantitativas. Assim, foram aplicados questionários online, com perguntas fechadas e abertas (contendo apenas 2 (duas) perguntas abertas), por meio da plataforma Google Forms, permitindo, dessa forma, preservar o anonimato das pessoas, tendo como amostragem 15 dos 16 discentes contemplados com Auxílio Estudante com Filha(o). Nesse sentido, os dados possibilitaram uma discussão em torno das desigualdades de gênero, afazeres domésticos e maternidade, evidenciando as problemáticas que essas mulheres/mães/estudantes enfrentam no acesso à educação de qualidade, bem como na permanência e finalização de seus cursos. Neste trabalho, descreveremos também as dificuldades encaradas pelos pesquisadores/as para a realização do projeto, visto que a pandemia de Covid-19 afetou não só a pesquisa em si, mas a vida das pessoas em escola global.

Palavras-chave: Gênero. Maternidade. Trabalho no lar. Políticas públicas.

 

 

Referências

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Biografía del autor/a

Amanda Gomes Pereira, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, PPCIS/UERJ. Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora/ UFJF. Bacharel em Ciências Sociais com habilitação em Antropologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente, atuo como Professora Adjunta de Sociologia no Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/ Sociologia, Centro de Ciências São Bernardo, da Universidade Federal do Maranhão/UFMA. Faço parte do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Sociologia UFMA (Mestrado Acadêmico) - Imperatriz como professora colaboradora.
Coordenadora do Curso de Especialização em Cidadania, Inclusão e Diversidade UFMA- Campus São Bernardo.
Coordenadora do Grupo de Estudos de Gênero e Educação Chita/ Gitã.
Pesquisadora integrante da Associação Brasileira de Antropologia desde 2016 e da Associação Portuguesa de Antropologia desde 2020. Faço parte da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais e do Observatório da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais On-Abecs (representante de Núcleo, Maranhão).
Prestei consultoria para o escritório da ONU em assentamentos urbanos na América Latina, ONUHabitat, de setembro de 2012 a março de 2013. Atuei como Agente de Suporte Acadêmico do Curso de Formação de Gestores Escolares SEB/ MEC 2009 e da Especialização - Gestão e Avaliação da Educação Pública/ Ceará, ambos oferecidos pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd/ FADEPE/ UFJF), nos quais tive a oportunidade de orientar estudantes de Pós-Graduação e participar das bancas avaliadoras dos trabalhos de conclusão de curso. Atuei como tutora a distância do Curso "Educação em Direitos Humanos", UFF/PROEX.

Ramisson Corrêa Ramos, Universidade Federal do Maranhão

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade.

Cassilene Magalhães Silva, Universidade Estadual do Maranhão

 Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Maranhão.

Publicado

27-09-2022

Cómo citar

GOMES PEREIRA, A.; CORRÊA RAMOS, R.; MAGALHÃES SILVA, C. Trabalho no lar, cuidado e equidade de gênero: um estudo de caso. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 5, n. 34, p. c25266, 2022. DOI: 10.21680/1982-1662.2022v5n34ID25266. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/25266. Acesso em: 22 nov. 2024.