O USO PEDAGÓGICO DA INFORMÁTICA NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO
um estudo com professores de uma escola da rede municipal de Parnamirim/RN-Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21680/1982-1662.2021v4n31ID25483Resumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica e as experiências dos professores com o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) e a atuação desse programa em suas respectivas práticas docentes. Como questão de partida, procuramos saber como o ProInfo subsidiou o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica aos professores envolvidos no programa de modo a atingir seus objetivos? Do ponto de vista metodológico, apesar de trata-se de uma reflexão teórica, no âmbito de uma abordagem qualitativa, trazemos alguns dados empíricos, para contribuição do conhecimento, sobretudo científico. Os procedimentos metodológicos constituíram-se das seguintes etapas: num primeiro momento, realizamos a revisão bibliográfica (e documental). Em seguida, fizemos uma análise e, por fim, a reflexão dos dados que foram recolhidos (por meio de entrevistas) e analisados em 2019, como parte de uma pesquisa no campo das Ciências Sociais desenvolvidas em uma escola municipal de Parnamirim/RN, com quatro professores que receberam a capacitação por meio do ProInfo. Contudo, é importante dizer que, não obstante as novas tecnologias serem relevantes para a aprendizagem discente, tais se constituem apenas uma das ferramentas, pelas quais o professor pode desenvolver suas práticas, embora se possa constatar que, a partir desta nossa reflexão, o ProInfo é parte colaborativa nesse processo, de forma efetiva, para se poder pensar uma educação escolar inclusiva e participativa na qual todos/as possam aprender, conforme nos diz muito bem Paulo Freire (1996), usando as palavras de Françoise Jacob: “somos seres programados, mas para aprender” .