O USO PEDAGÓGICO DA INFORMÁTICA NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO

um estudo com professores de uma escola da rede municipal de Parnamirim/RN-Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-1662.2021v4n31ID25483

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica e as experiências dos professores com o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) e a atuação desse programa em suas respectivas práticas docentes. Como questão de partida, procuramos saber como o ProInfo subsidiou o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica aos professores envolvidos no programa de modo a atingir seus objetivos? Do ponto de vista metodológico, apesar de trata-se de uma reflexão teórica, no âmbito de uma abordagem qualitativa, trazemos alguns dados empíricos, para contribuição do conhecimento, sobretudo científico. Os procedimentos metodológicos constituíram-se das seguintes etapas: num primeiro momento, realizamos a revisão bibliográfica (e documental). Em seguida, fizemos uma análise e, por fim, a reflexão dos dados que foram recolhidos (por meio de entrevistas) e analisados em 2019, como parte de uma pesquisa no campo das Ciências Sociais desenvolvidas em uma escola municipal de Parnamirim/RN, com quatro professores que receberam a capacitação por meio do ProInfo. Contudo, é importante dizer que, não obstante as novas tecnologias serem relevantes para a aprendizagem discente, tais se constituem apenas uma das ferramentas, pelas quais o professor pode desenvolver suas práticas, embora se possa constatar que, a partir desta nossa reflexão, o ProInfo é parte colaborativa nesse processo, de forma efetiva, para se poder pensar uma educação escolar inclusiva e participativa na qual todos/as possam aprender, conforme nos diz muito bem Paulo Freire (1996), usando as palavras de Françoise Jacob: “somos seres programados, mas para aprender” .

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimundo Paulino Silva, UFRN

Graduação em Ciências Sociais (bacharelado em Sociologia e Antropologia) UFRN; Especialização em ciências humanas e suas tecnologias (Facinter, PR) e mestrando em Ciências Sociais (UFRN).

Lílian Almeida de Souza Cid, UFRN

Psicopedagogia pela UVA: Sobral-CE e mestra em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Irene Alves de Paiva , UFRN

Pós - Doutora pela École Des Hautes Études em Sciences Sociales (França). Docente Titular do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN.

Downloads

Publicado

13-08-2021

Como Citar

SILVA, R. P.; ALMEIDA DE SOUZA CID, L.; ALVES DE PAIVA , I. . O USO PEDAGÓGICO DA INFORMÁTICA NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO: um estudo com professores de uma escola da rede municipal de Parnamirim/RN-Brasil. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 4, n. 31, p. c25483, 2021. DOI: 10.21680/1982-1662.2021v4n31ID25483. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/25483. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ INTERDISCIPLINARIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS