PERTENCIMENTO RELIGIOSO E VOCAÇÃO POLÍTICA

ESTUDO DE CASO ACERCA DAS RAZÕES RELIGIOSAS DO EXERCÍCIO PARLAMENTAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-1662.2021v4n32ID25796

Resumo

O objetivo deste artigo é o de analisar as representações que parlamentares ligados a denominações religiosas elaboram acerca da legitimidade do exercício parlamentar a partir da ideia de vocação, gerada pela própria pertença religiosa. Em outras palavras, pretendemos responder à seguinte questão: a partir de que elementos a pertença religiosa é acionada como legitimadora de pretensões eleitorais e exercício parlamentar no Brasil contemporâneo? Partindo das noções de vocação, legitimidade e trajetória, analisou-se as “razões religiosas” elencadas por dois vereadores da cidade de Fortaleza (Ceará) como mecanismos de legitimação do ingresso e da permanência na política: o católico carismático Jorge Pinheiro (PSDB) e a evangélica da Assembleia de Deus, Priscila Costa (PSC). A vocação política, tal qual mobilizada por esses parlamentares, carrega dois sentidos: por um lado a acepção weberiana de vocação, segundo a qual a atividade política deve servir de meio para a defesa de uma “causa”. Por outro, a própria inserção no campo político, o “chamamento”, por assim dizer, para a atividade representativa deriva da necessidade de grupos de identidade religiosa, a partir de espaços institucionais, incutir sua “visão de mundo cristã” e influenciar políticas públicas que os afetam direta ou indiretamente. O entendimento de que suas atividades políticas cumprem uma “missão” através da estrutura institucional reforça a legitimidade de seus mandatos frente às comunidades religiosas que representam confirmando a ideia de que são vocacionados para a política.

Palavras-chave: Pertença religiosa. Representação política. Vocação política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monalisa Lima Torres, Universidade Estadual do Ceará

Professora assistente do curso de Ciências Sociais da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI-UECE). Possui doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado em Políticas Públicas e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisadora vinculada ao Laboratório de Estudos sobre Política, Eleições e Mídia (LEPEM/UFC). Atua principalmente nas seguintes áreas de pesquisa: Eleições, Poder Local, Disputas eleitorais e Antropologia da política.

Emanuel Freitas da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Professor Assistente de Teoria Política da Universidade Estadual do Ceará (UECE), no Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI). Professor colaborador dos Programas de Pós-Graduação em Sociologia e de Políticas Públicas (UECE) e do Mestrado Profissional em Ensino de Sociologia (PROFSOCIO/UFC). Possui Graduação (UECE,2010) e Mestrado (UFRN, 2013) em Ciências Sociais e Doutorado (UFC,2018) em Sociologia. Membro-pesquisador do LEPEM (Laboratório de Estudos em processos Eleitorais e Mídia). Tem experiência na área de Sociologia da Religião, Religião e Política, Sociologia da Educação, Teoria Sociológica, Teoria Política, Estudos de Gênero e Estudos de Eleições.

Downloads

Publicado

16-12-2021

Como Citar

LIMA TORRES, M.; SILVA, E. PERTENCIMENTO RELIGIOSO E VOCAÇÃO POLÍTICA: ESTUDO DE CASO ACERCA DAS RAZÕES RELIGIOSAS DO EXERCÍCIO PARLAMENTAR . Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 4, n. 32, p. c25796, 2021. DOI: 10.21680/1982-1662.2021v4n32ID25796. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/25796. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ ELEIÇÕES E REPRESENTAÇÃO POLÍTICA: O DEBATE CONTEMPORÂNEO