Sobre o método

do positivismo ao marxismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-1662.2021v4n32ID26597

Resumo

Esta resenha objetiva realizar apontamentos críticos acerca do livro “Sobre o método: do positivismo ao marxismo” de autoria do doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Federa do Rio Grande do Norte (PPGCS/UFRN) Hugo Feitosa Gonçalves. As ideias centrais do livro remetem à crítica ao positivismo enquanto método científico que, na aparência, se mostra neutro e livre de valores, mas que na essência, carrega uma miríade de intencionalidade, ao qual o autor vai evidenciando no decorrer dos quatro capítulos que compõem o livro. Nesse sentido, como antítese à concepção positivismo, o autor nos apresenta o materialismo histórico-dialético, originário da produção intelectual dos intelectuais alemães Karl Marx e Friedrich Engels, mostrando que, o contrário do positivismo, esse método procura nas relações sociais de produção os fundamentos para entendimento dos fenômenos que ocorrem no modo de produção capitalista, assumindo assim, que valores e concepções de classe são inerentes ao ato de pesquisar. De leitura leve, objetiva e agradável, indicamos que a obra pode ser utilizada em cursos de graduação de Ciências Sociais como uma forma introdutória de aproximar alunos e alunas nas reflexões metodológicas e de cariz epistemológico, sem com isso, apresentar um conteúdo superficial e raso, mas crítico, profundo e que em sua forma, se apresenta de forma didática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kleiton Wagner Alves da Silva Nogueira, UFCG - PPGCS

Bacharel em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba (2017); Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande (2013). Atualmente é bolsista pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande na linha de pesquisa: Desenvolvimento, Ruralidades e Políticas Públicas. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa Sobre Estado e Luta de Classes na América Latina (PRÁXIS); Grupo de Pesquisa em Geografia para Promoção da Saúde (PRÓ-SAÚDE GEO); Grupo de Pesquisa sobre o Nordeste (GPNE). Apresenta experiência em pesquisas relacionadas às seguintes temáticas: Geografia da Saúde; Administração Política da Saúde, territorialidade e políticas públicas de saúde; Atenção Básica à Saúde e financiamento do Sistema Único de Saúde Brasileiro.

Downloads

Publicado

03-12-2021

Como Citar

ALVES DA SILVA NOGUEIRA, K. W. Sobre o método: do positivismo ao marxismo . Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 4, n. 32, p. c26597, 2021. DOI: 10.21680/1982-1662.2021v4n32ID26597. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/26597. Acesso em: 18 abr. 2024.