IMPACTO DA ESTRUTURA INSTITUCIONAL DE QUATRO BLOCOS LATINO-AMERICANOS PARA A INTEGRAÇÃO REGIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-1662.2022v5n33ID27916

Resumo

Este artigo buscou identificar como se organiza a estrutura institucional de quatro blocos latino-americanos de Integração Regional (Mercosul, Unasul, Alba e Celac), fazendo comparações entre os blocos, para verificar o impacto da estrutura na Integração Regional. Partiu-se de pesquisa exploratória e descritiva da estrutura dos blocos, dos tratados firmados entre os blocos e de estudos relacionados ao tema. Os achados mostram que o Mercosul tem viés econômico, enquanto a Unasul e a Celac têm objetivos essencialmente políticos. A Alba, por sua vez, apresentou mais avanços rumo à Integração Regional, o que mostra que não necessariamente a existência de uma entidade supranacional está relacionada ao sucesso da integração, pois a Alba é o bloco mais intergovernamental dentre os blocos analisados. Os outros blocos também possuem tendência ao intergovernamentalismo e as relações interpresidenciais predominam, sendo uma exceção apenas a Celac, que se mostrou ferramenta de fortalecimento político da América Latina frente ao cenário internacional, mas que pouco avança na Integração Regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Hamerski, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Graduada em Administração (linha de formação em Administração Pública e Social) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2014-2018), Mestra em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS, 2019-2021), Doutoranda em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC, 2021-). Possui experiência de pesquisa em Administração Pública, com ênfase em Políticas Públicas, Ciência Política, Participação Cidadã e Integração Regional. Possui interesse de pesquisa em temáticas relacionadas à Administração Pública, Ciência Política, Políticas Públicas, Saúde Pública e Integração Regional.

Fabiana Prietos Peres, UFPE

Doutoranda em Direito do Consumidor na Universidade Federal de Pernambuco. Doutoranda em Análise Crítica do Discurso Jurídico na Universidade Católica de Pernambuco, na qual é bolsista CAPES/PROSUC/taxa. Mestre em Direito do Consumidor e Concorrencial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Direito do Consumidor e Direitos Fundamentais pela UFRGS e em Droit comparé et européen des contrats et de la consommation pela Université de Savoie. Pesquisadora na UFRGS, na PUCRS e na UFF. Assistente editorial da Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Advogada, membro da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB Pernambuco. Associada do Brasilcon. Professora de Metodologia da Pesquisa no Direito @fabianaprietosprof

Viviana Samara Yoko Matsui, FDPRP-USP

Bacharela em Direito pela Universidade de Londrina (07/2021), tendo sido aprovada com nota máxima no Trabalho de Conclusão de Curso intitulado "Panorama dos Impactos Socioambientais das Cooperativas de Materiais Recicláveis da Cidade de Londrina". Durante a graduação, atuou em atividades de docência e assessoria jurídica no Projeto de Extensão Empreendedorismo, assessoria executiva e geração de renda junto às cooperativas de materiais recicláveis de Londrina da Universidade Estadual de Londrina (UEL) o qual foi bolsista pela Cnpq. Autora de capítulo de livro e diversos resumos em congressos. Atua principalmente nos seguintes temas: resíduos sólidos urbanos, cooperativas de catadores de materiais recicláveis, educação ambiental e empreendedora, danos socioambientais e direito ambiental.

Downloads

Publicado

14-06-2022

Como Citar

HAMERSKI, B.; PRIETOS PERES, F.; YOKO MATSUI, V. S. IMPACTO DA ESTRUTURA INSTITUCIONAL DE QUATRO BLOCOS LATINO-AMERICANOS PARA A INTEGRAÇÃO REGIONAL . Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 5, n. 33, p. c27916, 2022. DOI: 10.21680/1982-1662.2022v5n33ID27916. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/27916. Acesso em: 15 ago. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS