O "lado feio" da Belle Époque
as representações midiáticas de crimes e suas consequências sociais na França do início do século XX
DOI:
https://doi.org/10.21680/1982-1662.2022v5n34ID29182Resumo
O historiador francês Dominique Kalifa, um especialista em crimes e suas representações na sociedade francesa dos séculos XIX e XX, apresenta nesta instigante obra “A tinta e o sangue” um importante recorte crítico sobre o papel da mídia impressa parisiense do início do século passado para a divulgação dos chamados fait divers ou “fatos diversos”. Esses “fatos” para aquela forma de mídia impressa (jornais, revistas, novelas), seriam os crimes e suas representações, aos quais, a informação veiculada (o relato em si) era sempre posta em cores sanguíneas. Entretanto, se pode pensar que naquele contexto, a ideia de uma “verdade” seria como uma ferramenta moldável e pintada para acentuar ainda mais a violência. Criando, assim, uma palpável atmosfera de medo e terror que visava um nascente público consumidor, cada vez mais ávido por entretenimento.
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