ESQUIZOANÁLISE APLICADA À EDUCAÇÃO: introdução ao Estudo Político-Linguístico da Educação Brasileira

Autores

  • Jair Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

A proposta deste trabalho é fazer uma esquizoanálise da educação brasileira seguindo os pressupostos teóricos metodológicos apontas por Deleuze & Guattari
em sua obra Mil Platôs (traduzida e publicada em cinco volumes no Brasil) e aplicando este modelo de análise como víeis hermenêutico pelo qual se faz uma  análise documental do texto/documento da Nova LDB (9394/96) e uma a análise conjuntural das movimentações políticas que precedem e sucedem a sua  confecção e publicação no congresso nacional. Tentar-se-á mostrar: (1) como a ideologia neoliberal e os ditames do “Mercado” capitalista global incidem sobre as propostas educacionais para o Brasil e para a América Latina e (2) como o texto/documento que compõe a Nova LDB (9394/96) está atravessada por esses compromissos ideológicos e interesses, muitas vezes, alheios à educação em si mesma. No final do artigo são feitas propostas de análises e de ações que visam ao aprofundamento de nossa compreensão e estudo da educação brasileira e do nosso poder de intervenção cidadã com vistas a promover mudanças políticas e qualitativas no âmbito da educação no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

12-12-2013

Como Citar

ARAÚJO, J. ESQUIZOANÁLISE APLICADA À EDUCAÇÃO: introdução ao Estudo Político-Linguístico da Educação Brasileira. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 7, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4668. Acesso em: 24 jun. 2024.