O OLHAR SOBRE A TERRA INCÓGNITA E A INVENÇÃO DO CINEMA

Autores

  • Cristina dos Santos Ferreira

Resumo

No texto, procuro refletir sobre o surgimento do cinema como uma invenção
que permitiu novas formas de conceber o mundo como imagem. Analiso o filme
“Viagem a Lua” de Georges Mèliés, a partir de um recorte da obra “Palácio de
Cristal – Para uma Teoria Filosófica da Globalização” de Peter Sloterdijk, na
qual o autor situa o início do processo de globalização pela fase terrestre. Esta
fase teve início quando os descobridores europeus se lançaram ao mar em
busca de novos territórios e, por meio de levantamentos cartográficos, se viram
como proprietários dessas terras incógnitas. Relaciono alguns argumentos
apresentados por Sloterdijk com uma breve análise do contexto de surgimento
dos meios técnicos que possibilitaram a criação das primeiras narrativas
cinematográficas e das formas de apropriação e difusão de imagens do mundo.

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Publicado

18-12-2013

Como Citar

FERREIRA, C. dos S. O OLHAR SOBRE A TERRA INCÓGNITA E A INVENÇÃO DO CINEMA. Revista Inter-Legere, [S. l.], n. 8, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4738. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

LEITURAS