COMPARTILHANDO SABERES NA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UFRN: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Jovanka Bittencourt Leite de Carvalho et al.

Resumo

Relata-se algumas experiências dos docentes que ministraram a disciplina
Saúde e Sociedade oferecida no Curso Técnico em Práticas Integrativas e
Complementares em Saúde (TPICS), da Escola de Enfermagem (EEN) da
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal-RN, Brasil, no
segundo semestre de 2010. No transcorrer das aulas observamos o
envolvimento do grupo com as temáticas apresentadas fazendo colocações
pertinentes, relacionando-as a situações cotidianas. Os objetivos da disciplina
pautam-se na construção pelos estudantes de uma postura crítica diante de
temas polêmicos, como saúde; política de saúde e SUS; cidadania; Política
Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC); território e meio
ambiente; informações e vigilância em saúde; e promoção à saúde. Como
metodologia adotamos aulas expositivas, dialogadas e de campo, visitas à
instituições de saúde do município de Natal-RN. Em sala de aula utilizamos um
procedimento didático denominado de roda de conversa. Este possibilita a
circulação da palavra e a interação no grupo, o que neste caso especialmente,
fez muita diferença, uma vez que a maioria dos discentes estava distante dos
estudos há muito tempo e para eles, estar na condição de alunos numa
universidade pública, foi motivo de orgulho e satisfação. Dentre os resultados
alcançados podemos afirmar que o grupo concluiu a disciplina demonstrando
conhecimento sobre aspectos da saúde até então desconhecidos, percebendo
dessa forma, seu papel articulador entre os conhecimentos teóricos e práticos.
Desta forma, concluímos que a disciplina despertou nos discentes uma reflexão
crítica acerca dos principais problemas que envolvem a sociedade como a
poluição ambiental e a sua repercussão no processo saúde/doença. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-12-2013

Como Citar

CARVALHO ET AL., J. B. L. de. COMPARTILHANDO SABERES NA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UFRN: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Inter-Legere, [S. l.], n. 8, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4741. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

EXPERIÊNCIAS