Museu Câmara Cascudo está vivo?

Autores

  • Nara Pessoa Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo pensar os museus a partir da compreensão da
instituição enquanto ambiência da cultura. Para tanto, se faz necessário focarmos algumas
reflexões acerca das características que envolvem as práticas culturais. Neste sentido, o
trabalho apresenta, como fio condutor, as idéias de Zygmunt Bauman sobre a cultura, como
práxis, considerando como pontos fundamentais a frase “la cultura no puede producir outra
cosa que el cambio constante, aunque no pueda realizar cambios si no es a través del esfuerzo
ordenador” (BAUMAN, 2002, p.33), e a metáfora da cultura enquanto fábrica de ordem
desenvolvida pelo autor. O termo bricoleur, atribuído a Claude Lévi-Strauss, também é
significativo para a compreensão de que as práticas culturais não são predeterminadas, mas
adquirem sentido a partir do uso que se faz das coisas, ou à medida que se vivencia os
processos culturais. A pesquisa tem como objeto empírico o Museu Câmara Cascudo, sobre o
qual investigamos a relação museu/sociedade, tendo como foco seu Setor de Exposição. Para
melhor compreensão do funcionamento e gestão do Museu, realizamos uma pesquisa histórica
nos seus arquivos, além de entrevistas com a atual direção, professores e funcionários. O
trabalho ainda traz reflexões acerca das idéias de memória e história e questões que adentram
a área da museologia.
Palavras-chaves: Museu; Cultura; bricoleur; Memória; Exposição.

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Publicado

23-12-2013

Como Citar

PESSOA, N. Museu Câmara Cascudo está vivo?. Revista Inter-Legere, [S. l.], n. 4, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/4821. Acesso em: 5 nov. 2024.