O ethos, a identidade e as reflexões deontológicas do jornalista assessor de imprensa no contexto da atuação simultânea em redações e assessorias de Natal-RN

Autores

  • Juliana Alberto Dantas Bulhões Professora do Departamento de Comunicação Social da UFRN; Mestre em Estudos da Mídia

Resumo

O mercado jornalístico brasileiro vem passando por diversas mudanças nos últimos anos, culminando em uma precarização da profissão de jornalista. Ao mesmo tempo em que o mercado exige um profissional multifuncional, este precisa estar cada vez mais especializado em cada função que exerce. Neste ínterim, uma das funções que passou por mais modificações nos últimos anos foi a de assessor de imprensa. É comum, ao jornalista brasileiro, exercer funções relacionadas à comunicação organizacional, ou ainda possuir simultaneamente vínculos empregatícios em empresas da mídia e fora da mídia, o que gera uma situação profissional complexa no que diz respeito à identidade, ao ethos e à ética. Diante deste contexto, nosso objetivo geral com a pesquisa foi investigar como se dá a prática profissional dos jornalistas que atuam concomitantemente em redações jornalísticas televisivas e assessorias de imprensa em Natal-RN. A base metodológica foi pautada na etnometodologia, na entrevista em profundidade e na pesquisa quantitativa.

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Biografia do Autor

Juliana Alberto Dantas Bulhões, Professora do Departamento de Comunicação Social da UFRN; Mestre em Estudos da Mídia

Professora do Departamento de Comunicação Social da UFRN; Mestre em Estudos da Mídia

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Publicado

08-05-2014

Como Citar

BULHÕES, J. A. D. O ethos, a identidade e as reflexões deontológicas do jornalista assessor de imprensa no contexto da atuação simultânea em redações e assessorias de Natal-RN. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 14, n. 14, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/5051. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

DISSERTAÇÕES E TESES