CIDADE E MEMÓRIA: CEARÁ-MIRIM NA ESCRITA DE NILO PEREIRA

  • Helicarla Batista Morais Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo


Esse texto é resultado da pesquisa de mestrado intitulada Viagem-memória de Nilo Pereira: do Ceará-Mirim ao Recife e do Recife ao Ceará-Mirim, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em História da UFRN, entre 2008-2010, orientada pelo Professor Dr. Raimundo Pereira Alencar Arrais, publicada no ano de 2011 pela Coleção Teses e dissertações do CCHLA. Exploramos aqui o caso do escritor e memorialista Nilo Pereira, nascido no vale do Ceará-Mirim, tradicional área açucareira do Rio Grande do Norte. Tendo passado a maior parte de sua vida fora de Ceará-Mirim e fora do Rio Grande do Norte, Nilo Pereira manteve com o Vale uma fidelidade emocional que durou até o final de sua vida. Esse texto pretende apresentar uma possibilidade de abordagem do tema da cidade representada pela memória, por meio das memórias escritas dessa importante figura potiguar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helicarla Batista Morais, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Possui Graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Mestrado em História, com área de concentração em História e Espaços pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, tendo desenvolvido dissertação sobre o memorialismo de Nilo Pereira. Tem experiência na área de História, atuando, principalmente, nos seguintes temas: história e memória, história e literatura, regionalismo, história urbana, história intelectual, história das sensibilidades. Atualmente, está cursando o Doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, desenvolvendo pesquisa sobre José Augusto Bezerra de Medeiros e a configuração política do Rio Grande do Norte, nos anos 1930.
Publicado
05-05-2014
Como Citar
MORAIS, H. B. CIDADE E MEMÓRIA: CEARÁ-MIRIM NA ESCRITA DE NILO PEREIRA. Revista Inter-Legere, v. 14, n. 14, 5 maio 2014.
Seção
ESTUDOS