A CIBERCULTURA E OS MOVIMENTOS SOCIAIS

Autores

  • Michelle Pascoal Maia Doutoranda do Programa em Pós-graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil.
  • Ana Kalina Araújo de Souza Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil

Resumo

O presente artigo procura fazer um estudo acerca da relação pós-moderna
entre a cibercultura e os movimentos sociais. O objetivo do trabalho é analisar o
fenômeno do ciberativismo, com base em um movimento de protesto ocorrido em Natal,
Rio Grande do Norte, denominado Revolta do Busão. O trabalho investigativo procurou
entender as novas relações políticas ativistas criadas com base na cibercultura; nesse
sentido, foram realizadas entrevistas com alguns participantes e militantes do movimento
em Natal. A Revolta do Busão foi um movimento de protesto que se organizou através da
internet, especificamente por meio do Facebook e encontrou nas redes o instrumento
mobilizador para levar milhares de pessoas às ruas da cidade. Através de uma reflexão
sobre a cibercultura e as novas realidades sociais, de um pequeno relato histórico sobre
os movimentos sociais no país, destacando o surgimento do fenômeno do ciberativismo e
a eclosão da Revolta do Busão, verifica-se um elemento transformador da cultura política
por meio das redes informacionais e das tecnologias modernas, nas quais se apresentam
novas formas de fazer política e de atuação dos movimentos sociais no tempo presente.
O estudo ainda tenta mostrar a importância das redes sociais como ferramenta
facilitadora neste novo processo de comunicação global, que tem resultado nas
mobilizações de protestos ocorridas pelo mundo, e, em particular, na cidade de Natal, Rio
Grande do Norte.

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Publicado

06-05-2014

Como Citar

MAIA, M. P.; SOUZA, A. K. A. de. A CIBERCULTURA E OS MOVIMENTOS SOCIAIS. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 14, n. 14, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/5310. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ CIBERCULTURA