LÉVI-STRAUSS: MITO E MÚSICA

Autores

  • Betania Maria Franklin de Melo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

Este trabalho é fruto da tese de doutoramento que parte do estudo das Mitológicas, de Claude Lévi-Strauss (1908-2009), no qual as linguagens, mito e música estão relacionados. Lévi-Strauss propõe que a compreensão dos mitos ocorre de maneira similar com a partitura orquestral. Dessa forma, a tese segue a tetralogia, por meio da investigação dos termos da música usados na análise, bem como a divisão dos capítulos do primeiro volume, principalmente. Vários procedimentos de composição e formas estão nomeados. Compositores em pares são categorizados da seguinte maneira: Bach para o código, Beethoven para a mensagem e Wagner para os mitos. Nessa dedução, estruturaram-se as partes tema e variações, sonata e fuga com os compositores citados. Na grandeza do estudo antropológico, entre mais de oitocentos mitos, foram escolhidos os cinco primeiros da tribo Bororo; dois mitos com o mesmo tema; a esposa do jaguar para relacionar à estrutura composicional; e, também, quatro mitos sobre a origem das mulheres. Por último, na fuga, recolheram-se quatro mitos sobre a vida breve. Diante dos termos dados em oposição, contrastes ou em simetria, foram elaboradas estas questões: como o incesto, assassinato e demais acontecimentos fazem parte da sociedade que eleva a natureza como extensão da própria vida? E como Lévi-Strauss pensou a antropologia harmonizada à música? No desenrolar da construção, demais pensadores como Peter Sloterdijk e Gaston Bachelard dialogam o território redondo da mitologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Betania Maria Franklin de Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Natural de Recife, Pernambuco. Professora do Curso de Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, nas disciplinas de Piano Coletivo. Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, UFRN, 2012; mestre em Artes, Unicamp, 2002; especialista em Artes, pela Universidade Federal da Paraíba, 2001; e graduação em Educação Artística, habilitação em Música, UFRN, 1989.

 

Downloads

Publicado

08-05-2014

Como Citar

MELO, B. M. F. de. LÉVI-STRAUSS: MITO E MÚSICA. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 14, n. 14, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/5326. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

DISSERTAÇÕES E TESES