LÉVI-STRAUSS: MITO E MÚSICA
Resumo
Este trabalho é fruto da tese de doutoramento que parte do estudo das Mitológicas, de Claude Lévi-Strauss (1908-2009), no qual as linguagens, mito e música estão relacionados. Lévi-Strauss propõe que a compreensão dos mitos ocorre de maneira similar com a partitura orquestral. Dessa forma, a tese segue a tetralogia, por meio da investigação dos termos da música usados na análise, bem como a divisão dos capítulos do primeiro volume, principalmente. Vários procedimentos de composição e formas estão nomeados. Compositores em pares são categorizados da seguinte maneira: Bach para o código, Beethoven para a mensagem e Wagner para os mitos. Nessa dedução, estruturaram-se as partes tema e variações, sonata e fuga com os compositores citados. Na grandeza do estudo antropológico, entre mais de oitocentos mitos, foram escolhidos os cinco primeiros da tribo Bororo; dois mitos com o mesmo tema; a esposa do jaguar para relacionar à estrutura composicional; e, também, quatro mitos sobre a origem das mulheres. Por último, na fuga, recolheram-se quatro mitos sobre a vida breve. Diante dos termos dados em oposição, contrastes ou em simetria, foram elaboradas estas questões: como o incesto, assassinato e demais acontecimentos fazem parte da sociedade que eleva a natureza como extensão da própria vida? E como Lévi-Strauss pensou a antropologia harmonizada à música? No desenrolar da construção, demais pensadores como Peter Sloterdijk e Gaston Bachelard dialogam o território redondo da mitologia.Downloads
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Publicado
08-05-2014
Como Citar
MELO, B. M. F. de. LÉVI-STRAUSS: MITO E MÚSICA. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 14, n. 14, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/5326. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
DISSERTAÇÕES E TESES