ANTONIO CÂNDIDO: UMA ABORDAGEM SINTÉTICA PARA A SOCIOLOGIA DA ARTE/LITERATURA

ANTONIO CANDIDO: A SYNTHETIC APPROACH TO THE SOCIOLOGY OF ART/LITERATURE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-1662.2018v1n23ID7326

Resumo

Tomando como ponto de partida o estudo de Zolberg (2006) sobre o cenário das pesquisas em sociologia da arte e da literatura (que foi historicamente polarizado pela disputa entre estetas/críticos e historiadores/sociólogos), e sua ideia central, que caminha no sentido de afirmar a necessidade de uma postura convergente, chamada sintética, para melhor tratamento do objeto artísitico, o objetivo deste artigo é de discutir a proposta teórico-metodológica de Antônio Candido e apresentá-la como instrumento de análise importante, que atende aos critérios elencados por Zolberg, e que pode/deve ser mais utilizado nas rotinas de pesquisa no campo da sociologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosano Freire, IFRN/PPGCS-UFRN

Possui graduação em Ciências Sociais (Licenciatura) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Obteve o título de mestre em Sociologia pela mesma universidade, tendo defendido dissertação sobre a relação de "A Vida Como Ela É...", do escritor Nelson Rodrigues, com a modernização brasileira no âmbito dos valores. Atualmente está cursando o doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde desenvolve pesquisa sobre as propostas metodológicas, para estudos em Sociologia da Literatura, de Antonio Candido e Raymond Williams. Exerceu cargo de Professor do Departamento de Ciências Sociais da UFRN e de Professor de Sociologia do Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB). Atualmente, é Professor de Sociologia do Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

18-12-2018

Como Citar

FREIRE, R. ANTONIO CÂNDIDO: UMA ABORDAGEM SINTÉTICA PARA A SOCIOLOGIA DA ARTE/LITERATURA: ANTONIO CANDIDO: A SYNTHETIC APPROACH TO THE SOCIOLOGY OF ART/LITERATURE. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 23, p. 60–72, 2018. DOI: 10.21680/1982-1662.2018v1n23ID7326. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/7326. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO, ARTES E TECNOLOGIA