PARECER SOBRE A CONSTITUCIONALIDADE DE UM PROJETO DE LEI FEDERAL QUE ALTERE A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL PARA FIXAR CARGA HORÁRIA MÍNIMA DE COMPONENTES CURRICULARES OBRIGATÓRIOS NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Julio Pinheiro Faro Homem de Siqueira

DOI:

https://doi.org/10.21680/1982-1662.2016v1n18ID10823

Palavras-chave:

Direito constitucional. Repartição de competências legislativas. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Componentes curriculares obrigatórios autônomos.

Resumo

Este parecer tem como objetivo saber se é constitucional a fixação de carga horária mínima em dois tempos semanais de aula para a oferta de todos os componentes curriculares do Ensino Médio, mediante projeto de lei federal que altere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Adota-se uma perspectiva jurídica, baseada na análise de competências legislativas, em conformidade com os textos da Constituição Federal e das Constituições dos Estados e Distrito Federal, para apresentar uma resposta constitucionalmente adequada. A conclusão é de que é constitucional a fixação por lei nacional para componentes curriculares obrigatórios autônomos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Pinheiro Faro Homem de Siqueira

Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV). Pesquisador Convidado do Programa de Pós-Graduação stricto sensudo Departamento de Direito Público da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no Grupo de Pesquisa “Constituição Federal Brasileira e sua Concretização pela Justiça Constitucional”. Analista Judiciário na Seção Judiciária do Rio de Janeiro (SJRJ).

 

Downloads

Publicado

17-11-2016

Como Citar

SIQUEIRA, J. P. F. H. de. PARECER SOBRE A CONSTITUCIONALIDADE DE UM PROJETO DE LEI FEDERAL QUE ALTERE A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL PARA FIXAR CARGA HORÁRIA MÍNIMA DE COMPONENTES CURRICULARES OBRIGATÓRIOS NO ENSINO MÉDIO. Revista Inter-Legere, [S. l.], v. 1, n. 18, p. 213–229, 2016. DOI: 10.21680/1982-1662.2016v1n18ID10823. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/interlegere/article/view/10823. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS