“A MENINA DO LUGAR - CAFURNA”: METODOLOGIA DE CRIAÇÃO DE LIVROS INFANTIS ILUSTRADOS

Autores

  • Tharcila Leão Instituto Federal de Alagoas
  • Juliana Aguiar Instituto Federal de Alagoas

Resumo

O artigo em questão visa apresentar o processo metodológico de criação do livro intitulado “A menina do lugar: Cafurna”. O livro, resultante de um projeto extensionista realizado entre os anos de 2023 e 2024, foi desenvolvido por docentes e discentes do Curso de Design de Interiores do Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió. O projeto em questão teve como  objetivo contribuir com a disseminação da história e da cultura de lugares alagoanos através da criação de livros ilustrados que valorizam o Patrimônio Cultural por meio de ações educativas realizadas na Escola Estadual Mata da Cafurna, povoado indígena do município de Palmeira dos Índios, Alagoas. A metodologia empregada, interativa e participativa, foi embasada na Teoria das Representações Sociais, previu visitas técnicas ao povoado indígena com o objetivo de promover um momento de escuta de relatos locais e atividades educativas com as crianças da escola contemplada pelo projeto, a fim de construir e apreender os referenciais histórico culturais locais sob o ponto de vista infantil, além da identificação de elementos visuais do lugar, que agregam notoriedade ao desenvolvimento do projeto. Constatou-se que a metodologia utilizada foi eficiente e que a ação tem um potencial multiplicador à medida em que possibilita sua replicação em outros locais. Constatou-se também que a democratização da educação é fundamental para a formação de sujeitos multiplicadores que entendem a importância de salvaguardar o Patrimônio Cultural existente em cada lugar. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tharcila Leão, Instituto Federal de Alagoas

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (UFAL 2018), mestre pelo Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU - UFPE, 2010), especialista em Iluminação e Design de Interiores (UCB-RJ, 2010) e Arquiteta e Urbanista (UFAL, 2004). Atualmente é professora do Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) e Artesanato (PROEJA). Atua como pesquisadora do grupo de pesquisa DESÍGNIO, vinculado ao Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores do IFAL. Desenvolve estudos na área de Design de Interiores, Ergonomia e Patrimônio Histórico e Cultural.

Juliana Aguiar, Instituto Federal de Alagoas

Possui Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (PPGAU/UFAL), em 2018. Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário - CESMAC, em 2004. Em 1996, graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas. É docente nos Cursos de Design de Interiores e Técnico em Artesanato - PROEJA no Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Alagoas, IFAL, Campus Maceió. Atualmente é coordenadora do Curso Técnico em Artesanato - PROEJA, desde o ano de 2018. Tem interesse investigativo na área de Design, Artesanato e Arte Popular com ênfase em Patrimônio Cultural. Encontra-se vinculada ao Grupo de Pesquisa "Desígnio" do IFAL, onde investiga particularmente as temáticas voltadas ao Design, Artesanato e Patrimônio Cultural. Desenvolveu projetos de extensão na área de Patrimônio Cultural com foco em Educação para o Patrimônio. Foi consultora em Design, pelo SEBRAE, junto a Associação dos Artesãos em Couro de Tilápia em Piranhas - AL, buscando o melhoramento da produção artesanal, com apelo das características regionais na produção de calçados, bolsas, acessórios e biojóias. Ministrou Oficinas de Criatividade em cidades do interior de Alagoas (Murici e Arapiraca), programa Mulheres Mil, visando a produção de biojóias com a utilização de sementes da região. Exerceu a função de coordenadora do curso de Infraestrutura Escolar ofertado pelo programa Profuncionário - rede E-tec Brasil EaD. Recebeu em 2015 o prêmio: Mestres e Conselheiros - Relato de experiencia, com o Projeto Olhar "di" ver cidade, que coordena desde 2013 no IFAL, nos cursos de Design de Interiores e Técnico em Artesanato - PROEJA. 

Downloads

Publicado

19-12-2025

Como Citar

LEÃO, Tharcila; AGUIAR, Juliana. “A MENINA DO LUGAR - CAFURNA”: METODOLOGIA DE CRIAÇÃO DE LIVROS INFANTIS ILUSTRADOS. Mneme - Revista de Humanidades, [S. l.], v. 28, n. 51, p. 1–14, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/40709. Acesso em: 24 dez. 2025.