A MULHER NO LIVRO DIDÁTICO: REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO EM HISTORIA DO BRASIL (1932), DE MARIA PAES DE BARROS
Abstract
Este artigo tem como objetivo analisar representações das mulheres e das relações de gênero na obra didática Historia do Brasil, de Maria Paes de Barros. Nascida na elite paulistana em 1851, a autora esteve à frente de organizações filantrópicas em São Paulo, e atuou como professora no início do século XX. Partindo de questionamentos sobre os significados da autoria feminina para a representação das mulheres em obras didáticas, analisei as narrativas e descrições feitas por Maria Paes de Barros em seu livro sobre as mulheres e seu papel na família indígena, e na conquista e colonização do território brasileiro; as rainhas e princesas europeias e sua atuação política nos tempos coloniais; e as relações entre mulheres negras e brancas nas cidades em transformação na época do Império. Nesse sentido, Historia do Brasil se destaca da maioria das obras didáticas publicadas nas primeiras décadas do século XX, muito focadas na construção teleológica e progressiva da nação civilizada por meio dos feitos de homens públicos e exemplares. Os sujeitos femininos são trazidos à tona pela autora do livro, ainda que como componentes de cenas em que os protagonistas eram os homens, com verdadeiro poder de ação.
This article analyzes representations of women and gender relations in the schoolbook Historia do Brasil, by Maria Paes de Barros. Born in the midst of the São Paulo elite in 1851, she was at the head of philanthropic organizations in São Paulo, and worked aswell as a teacher at the beginning of the 20th century. Pondering about the meanings of female authorship for the representation of women in schoolbooks, I analyzed Maria Paes de Barros' narratives and descriptions about women and their role in the indigenous family, as in the conquest and colonization of Brazilian territory; the european queens and princesses and their political roles in colonial times; and the relationships between black and white women in growing cities during the Empire. Historia do Brasil stands out from the majority of schoolbooks of the first decades of the 20th century, which were very focused on the teleological and progressive construction of the civilized nation through the deeds of public and exemplary men. Female subjects are brought to the fore by the author in her book, albeit as components of scenes in which the protagonists were men, with true power of action.
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