O trabalho nas oficinas de carnes secas da Vila de Santa Cruz do Aracati: trabalhadores livres e escravos (1710-1799)
Keywords:
Aracati, Carnes secas, Mão-de-obraAbstract
O objetivo deste artigo é analisar a estruturaçáo interna das oficinas de carnes secas da Vila de Santa Cruz do Aracati, tomando como objeto principal os trabalhadores que produziam - direta ou indiretamente - o charque, pois, a ocupaçáo econômica dos moradores da Vila durante o tempo "das carnes" girava em torno da feitura e comercializaçáo das carnes secas. Além disso, se propõe a discussáo sobre a dinâmica e a sazonalidade da máo-de-obra das oficinas. Analisar a criaçáo de gado no interior da Capitania do Siará Grande também é de bastante relevância, pois, dentro dos currais pode-se observar uma clara divisáo do trabalho. Levando em consideraçáo o grande número de rezes que chegavam à Vila do Aracati para serem "charqueadas" pode-se inferir a quantidade de máo-de-obra necessária para produzir as carnes secas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor.
Mneme se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, assegurado o padrão estético do periódico, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Mneme, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.