Dos Double-manuals aos Single manuals: uma retrospectiva histórica do ensino de inglês

Autores

  • Diego Moreno Redondo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem de inglês. Retrospectiva histórica. Abordagens de ensino de línguas estrangeiras.

Resumo

Este artigo dedica-se à retrospectiva histórica do ensino de inglês, especialmente, do século XIV aos dias atuais. O presente estudo percorre momentos históricos que revelam a emersão do inglês como segunda língua, perpassando pelo surgimento dos primeiros Double-manuals, manuais utilizados para o ensino de duas línguas, geralmente, o inglês e o francês, até o momento em que a língua inglesa alcança lugar de prestígio como língua franca, alavancando a produção de materiais específicos para o ensino de inglês, os Single-manuals. Além disso, o percurso histórico proposto por este estudo permite compreender o prestígio e o impacto das abordagens de ensino de inglês em cada contexto histórico específico, influenciando as práticas de ensino de inglês nas escolas do século XXI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Moreno Redondo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Downloads

Publicado

01-10-2016

Como Citar

REDONDO, D. M. Dos Double-manuals aos Single manuals: uma retrospectiva histórica do ensino de inglês. Revista Odisseia, [S. l.], n. 10, p. p. 1 – 20, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10275. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos