Dos Double-manuals aos Single manuals: uma retrospectiva histórica do ensino de inglês

Autores

  • Diego Moreno Redondo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem de inglês. Retrospectiva histórica. Abordagens de ensino de línguas estrangeiras.

Resumo

Este artigo dedica-se à retrospectiva histórica do ensino de inglês, especialmente, do século XIV aos dias atuais. O presente estudo percorre momentos históricos que revelam a emersão do inglês como segunda língua, perpassando pelo surgimento dos primeiros Double-manuals, manuais utilizados para o ensino de duas línguas, geralmente, o inglês e o francês, até o momento em que a língua inglesa alcança lugar de prestígio como língua franca, alavancando a produção de materiais específicos para o ensino de inglês, os Single-manuals. Além disso, o percurso histórico proposto por este estudo permite compreender o prestígio e o impacto das abordagens de ensino de inglês em cada contexto histórico específico, influenciando as práticas de ensino de inglês nas escolas do século XXI.

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Biografia do Autor

Diego Moreno Redondo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

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Publicado

01-10-2016

Como Citar

REDONDO, D. M. Dos Double-manuals aos Single manuals: uma retrospectiva histórica do ensino de inglês. Revista Odisseia, [S. l.], n. 10, p. p. 1 – 20, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10275. Acesso em: 19 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos