Dos Double-manuals aos Single manuals: uma retrospectiva histórica do ensino de inglês

Autores/as

  • Diego Moreno Redondo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Palabras clave:

Ensino-aprendizagem de inglês. Retrospectiva histórica. Abordagens de ensino de línguas estrangeiras.

Resumen

Este artigo dedica-se à retrospectiva histórica do ensino de inglês, especialmente, do século XIV aos dias atuais. O presente estudo percorre momentos históricos que revelam a emersão do inglês como segunda língua, perpassando pelo surgimento dos primeiros Double-manuals, manuais utilizados para o ensino de duas línguas, geralmente, o inglês e o francês, até o momento em que a língua inglesa alcança lugar de prestígio como língua franca, alavancando a produção de materiais específicos para o ensino de inglês, os Single-manuals. Além disso, o percurso histórico proposto por este estudo permite compreender o prestígio e o impacto das abordagens de ensino de inglês em cada contexto histórico específico, influenciando as práticas de ensino de inglês nas escolas do século XXI.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Diego Moreno Redondo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Publicado

01-10-2016

Cómo citar

REDONDO, D. M. Dos Double-manuals aos Single manuals: uma retrospectiva histórica do ensino de inglês. Revista Odisseia, [S. l.], n. 10, p. p. 1 – 20, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10275. Acesso em: 24 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos