Dos Double-manuals aos Single manuals: uma retrospectiva histórica do ensino de inglês

Auteurs-es

  • Diego Moreno Redondo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Mots-clés :

Ensino-aprendizagem de inglês. Retrospectiva histórica. Abordagens de ensino de línguas estrangeiras.

Résumé

Este artigo dedica-se à retrospectiva histórica do ensino de inglês, especialmente, do século XIV aos dias atuais. O presente estudo percorre momentos históricos que revelam a emersão do inglês como segunda língua, perpassando pelo surgimento dos primeiros Double-manuals, manuais utilizados para o ensino de duas línguas, geralmente, o inglês e o francês, até o momento em que a língua inglesa alcança lugar de prestígio como língua franca, alavancando a produção de materiais específicos para o ensino de inglês, os Single-manuals. Além disso, o percurso histórico proposto por este estudo permite compreender o prestígio e o impacto das abordagens de ensino de inglês em cada contexto histórico específico, influenciando as práticas de ensino de inglês nas escolas do século XXI.

Téléchargements

Biographie de l'auteur-e

Diego Moreno Redondo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Publié-e

01-10-2016

Comment citer

REDONDO, D. M. Dos Double-manuals aos Single manuals: uma retrospectiva histórica do ensino de inglês. Revue Odisseia, [S. l.], n. 10, p. p. 1 – 20, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10275. Acesso em: 12 avr. 2025.

Numéro

Rubrique

Articles