Dos Double-manuals aos Single manuals: uma retrospectiva histórica do ensino de inglês

Auteurs-es

  • Diego Moreno Redondo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Mots-clés :

Ensino-aprendizagem de inglês. Retrospectiva histórica. Abordagens de ensino de línguas estrangeiras.

Résumé

Este artigo dedica-se à retrospectiva histórica do ensino de inglês, especialmente, do século XIV aos dias atuais. O presente estudo percorre momentos históricos que revelam a emersão do inglês como segunda língua, perpassando pelo surgimento dos primeiros Double-manuals, manuais utilizados para o ensino de duas línguas, geralmente, o inglês e o francês, até o momento em que a língua inglesa alcança lugar de prestígio como língua franca, alavancando a produção de materiais específicos para o ensino de inglês, os Single-manuals. Além disso, o percurso histórico proposto por este estudo permite compreender o prestígio e o impacto das abordagens de ensino de inglês em cada contexto histórico específico, influenciando as práticas de ensino de inglês nas escolas do século XXI.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Diego Moreno Redondo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Publié-e

01-10-2016

Comment citer

REDONDO, D. M. Dos Double-manuals aos Single manuals: uma retrospectiva histórica do ensino de inglês. Revue Odisseia, [S. l.], n. 10, p. p. 1 – 20, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10275. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Articles