(In)definições sobre a questão dos gêneros: reflexões em torno da constituição de enunciados nas diversas esferas discursivas

  • Vivian Pinto Riolo
Palavras-chave: Gêneros do discurso. Esferas discursivas. Dialogismo.

Resumo


Este artigo apresenta um recorte das discussões feitas em dissertação de mestrado a respeito da possibilidade de se definir um gênero discursivo apenas por suas características formais e funcionais, dado à observação de gêneros semelhantes na estrutura e na função que circulam em diversos campos da comunicação humana. Baseados na metodologia sociológica de análise de Bakhtin, Volochínov e Medvedev, dentre outros componentes do Círculo bakhtiniano (1919-1934), procedemos à investigação de enunciados concretos, a fim de questionar como um gênero se constitui nas diversas esferas discursivas considerando a natureza do enunciado. Percebemos que a noção de dialogismo, apontada nas obras do filósofo russo, aplica-se ao surgimento de novos gêneros, já que as especificidades de um dado campo discursivo orientam a formatação dos gêneros do discurso, mas podem, ainda, estabelecer relações de diálogo com outras esferas discursivas. As análises se basearam na taxonomia dos gêneros de relato, sendo o testemunhal publicitário televisivo o foco de nossa discussão.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
12-12-2016
Como Citar
RIOLO, V. P. (In)definições sobre a questão dos gêneros: reflexões em torno da constituição de enunciados nas diversas esferas discursivas. Revista Odisseia, v. 1, n. 2, p. p. 142 - 160, 12 dez. 2016.
Seção
Artigos