A Leitura Multimodal em um Hiperconto Digital: “Um Estudo em Vermelho”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2017v2n1ID10899

Palavras-chave:

Multimodalidade. Hiperconto. Tecnologias.

Resumo

O objeto de estudo deste artigo é o uso dos recursos multimodais para a educação. A pesquisa pretende discutir duas questões: (a) como o uso das tecnologias digitais tem se incorporado ao formato dos gêneros textuais e (b) de que maneira esses textos vêm sendo desenvolvidos para atrair a atenção de jovens leitores. Para responder a elas, o texto entrecruza esses questionamentos, a fundamentação teórica, que tem como suporte a Gramática do Design Visual (GDV) e os dados obtidos em um hiperconto digital. O objetivo da pesquisa foi o de examinar se os recursos multimodais utilizados pelo site inserem o leitor no mundo digital por meio da leitura de hipercontos. Para alcançar tal objetivo, utilizou-se a metodologia qualitativa efetivada com a análise da estrutura de um site, de forma a interpretar as mensagens materializadas em recursos semióticos para a construção de um conto. Os dados foram coletados das páginas do hiperconto e transcritos conforme os aspectos delineados pela GVD. A análise multimodal das páginas permitiu concluir que as estruturas composicionais do site, a combinação das linguagens escrita, oral, visual e outras formas semióticas, simultaneamente, teceram a materialização de um texto literário, permitindo, ao leitor, não só a leitura, mas, também, sua participação, de forma interativa, na produção do hiperconto. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane Brunetti Cani, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Linguística Aplicada pela UFMG, Mestre em Educação, possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Colatina, com pós-graduação em Planejamento Educacional e em Gestão Integradora: Supervisão Escolar, Orientação Escolar e Inspeção Escolar. Atualmente, exerce a função de Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, atuando na área de Comunicação e Eventos, professora do curso de Letras, da Faculdade "Castelo Branco". É membro do grupo de Estudos e de Pesquisa do Ifes: ?Língua, Literatura e Educação?, com interesse acadêmico em questões atinentes ao diálogo entre os três eixos articulados, oferecendo perspectiva de pesquisa com desdobramentos pragmáticos, sobretudo na área educacional e do grupo de pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais ?Texto Livre: Semiótica e Tecnologia? com destaques para linguagem e tecnologia.

Downloads

Publicado

06-04-2017

Como Citar

CANI, J. B. A Leitura Multimodal em um Hiperconto Digital: “Um Estudo em Vermelho”. Revista Odisseia, [S. l.], v. 2, n. 1, p. p. 113 – 132, 2017. DOI: 10.21680/1983-2435.2017v2n1ID10899. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10899. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos