A Leitura Multimodal em um Hiperconto Digital: “Um Estudo em Vermelho”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2017v2n1ID10899

Palabras clave:

Multimodalidade. Hiperconto. Tecnologias.

Resumen

O objeto de estudo deste artigo é o uso dos recursos multimodais para a educação. A pesquisa pretende discutir duas questões: (a) como o uso das tecnologias digitais tem se incorporado ao formato dos gêneros textuais e (b) de que maneira esses textos vêm sendo desenvolvidos para atrair a atenção de jovens leitores. Para responder a elas, o texto entrecruza esses questionamentos, a fundamentação teórica, que tem como suporte a Gramática do Design Visual (GDV) e os dados obtidos em um hiperconto digital. O objetivo da pesquisa foi o de examinar se os recursos multimodais utilizados pelo site inserem o leitor no mundo digital por meio da leitura de hipercontos. Para alcançar tal objetivo, utilizou-se a metodologia qualitativa efetivada com a análise da estrutura de um site, de forma a interpretar as mensagens materializadas em recursos semióticos para a construção de um conto. Os dados foram coletados das páginas do hiperconto e transcritos conforme os aspectos delineados pela GVD. A análise multimodal das páginas permitiu concluir que as estruturas composicionais do site, a combinação das linguagens escrita, oral, visual e outras formas semióticas, simultaneamente, teceram a materialização de um texto literário, permitindo, ao leitor, não só a leitura, mas, também, sua participação, de forma interativa, na produção do hiperconto. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Josiane Brunetti Cani, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Linguística Aplicada pela UFMG, Mestre em Educação, possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Colatina, com pós-graduação em Planejamento Educacional e em Gestão Integradora: Supervisão Escolar, Orientação Escolar e Inspeção Escolar. Atualmente, exerce a função de Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, atuando na área de Comunicação e Eventos, professora do curso de Letras, da Faculdade "Castelo Branco". É membro do grupo de Estudos e de Pesquisa do Ifes: ?Língua, Literatura e Educação?, com interesse acadêmico em questões atinentes ao diálogo entre os três eixos articulados, oferecendo perspectiva de pesquisa com desdobramentos pragmáticos, sobretudo na área educacional e do grupo de pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais ?Texto Livre: Semiótica e Tecnologia? com destaques para linguagem e tecnologia.

Publicado

06-04-2017

Cómo citar

CANI, J. B. A Leitura Multimodal em um Hiperconto Digital: “Um Estudo em Vermelho”. Revista Odisseia, [S. l.], v. 2, n. 1, p. p. 113 – 132, 2017. DOI: 10.21680/1983-2435.2017v2n1ID10899. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10899. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos