Linguagem Verbal, Linguagem Verbo-Visual: Reflexões teóricas sobre a perspectiva Sócio-Semiótica da Linguística Sistêmico Funcional

Autores

  • Mônica Maria Pereira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)
  • Danielle Barbosa Lins de Almeida Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2018v3n1ID12686

Palavras-chave:

Funcionalismo, Semiótica Social, Multimodalidade, Gramática do Design Visual

Resumo

Pensar em funcionalismo como abordagem teórica que ampara a concepção de linguagem é criar um espaço para discussão do que a língua e seu uso vêm desencadeando no cenário linguístico. Neste sentido, o presente artigo apresenta alguns dos conceitos voltados para a significação da relação texto-imagem no contexto da Semiótica Social, e que diz sobretudo respeito aos seus aspectos multimodais, buscando compreender o caminho percorrido até a efetivação da concepção da multimodalidade. Para tal, abordaremos os fundamentos que nortearam a categorização das metafunções desenvolvidas por Halliday (1978), sistematizadas na Gramática Sistêmico-Funcional (GSF), basilares para a constituição da Gramática do Design Visual (1996[2006).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Maria Pereira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (Proling/UFPB). Possui mestrado em Linguística (2008) pelo mesmo programa e graduação em Letras (2004) pela Universidade Federal da Paraíba. Atua como professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no campus João Pessoa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, especialmente no curso de Licenciatura em Letras na modalidade a distância. É autora do livro Novo Acordo Ortográfico: Comentado e Ilustrado e da coleção Mais saber- Ensino Médio publicados pela Editora Grafset. Dedica-se, entre outros trabalhos, ao de Designer Instrucional do material didático e do ambiente virtual de aprendizagem Moodle no curso de Letras do IFPB.

Danielle Barbosa Lins de Almeida, Universidade Federal da Paraíba

Danielle Barbosa Lins de Almeida é Pós-Doutora pela Universidad de Buenos Aires (UBA), no contexto do Programa Centros Associados para o Fortalecimento da Pós-Graduação Brasil-Argentina (CAFP-BA) da CAPES; Doutora pela Pós-Graduação em Inglês (PGI) da Universidade Federal de Santa Catarina (2006), com estágio na University of New South Wales (UNSW), em Sydney, Austrália (2005); Mestre em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001); Graduada em Letras com Habilitação em Língua Inglesa pela Universidade Federal da Paraíba (1999), com período de intercâmbio na Leeds University, Inglaterra (1996-1997). Atua como Professora do Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas (DLEM) e na Pós-Graduação em Lingüística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba. Seus interesses acadêmicos atuais estão centrados na inter-relação entre Multimodalidade e Infância, através do discurso dos brinquedos contemporâneos e da conexão entre as novas tecnologias de mídia e a cultura do brincar, a partir de uma perspectiva tanto linguística quanto sócio-cultural. Coordena o projeto de produtividade em pesquisa (CNPq) intitulado Brinquedos em Foco (Toys on Focus), sobre a linguagem dos anúncios de brinquedos, inserido no Grupo de Pesquisa em Semiótica Visual e Multimodalidade (GPSM).

Downloads

Publicado

25-01-2018

Como Citar

SILVA, M. M. P. da; ALMEIDA, D. B. L. de. Linguagem Verbal, Linguagem Verbo-Visual: Reflexões teóricas sobre a perspectiva Sócio-Semiótica da Linguística Sistêmico Funcional. Revista Odisseia, [S. l.], v. 3, n. 1, p. p. 36 – 56, 2018. DOI: 10.21680/1983-2435.2018v3n1ID12686. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/12686. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos