Construcionalização e competição de conectores concessivos e concessivo-condicionais instanciados pelo esquema [Xque] em português

Palavras-chave: Construcionalização, Mudança linguística, Conectores

Resumo


Este artigo tem como objetivo investigar a formação dos conectores ainda que e mesmo que, instanciados pelo esquema [Xque]CONECT em português, assim como verificar seus usos e contextos em que poderiam estar em competição. Foram coletados dados do Corpus do Português, do século XIII ao século XX, a fim de observar os processos de mudanças pelos quais passaram as construções analisadas, bem como propor a rede linguística da qual as construções fazem parte. A pesquisa está inserida numa abordagem construcional de mudança linguística (TRAUGOTT; TROUSDALE, 2013), sob a ótica da Linguística Funcional Centrada no Uso. Os dados nos mostram que os conectores analisados passaram por um processo de construcionalização, visto que houve mudanças na forma e na função, formando novas construções na língua. Mostram também que, embora sejam semanticamente semelhantes, esses conectivos tendem a ser usados em contextos pragmático-discursivos diferentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago dos Santos Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Linguística pela mesma Universidade (2019/1). Bacharel em Letras - Português/Espanhol (UFRJ, 2016). Graduação sanduíche na Universidad de Santiago de Chile (USACH). Faz parte do Grupo de Estudos Discurso & Gramática UFRJ. Segue seus estudos na área de Linguística, mais especificamente na área da Linguística Funcional Centrada no Uso, orientado pela Profª Drª Maria Maura Cezario (UFRJ), com a pesquisa sobre a construção [Xque]concessiva no português.

Maria Maura Cezario, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui Graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Português Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), Mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e Pós-doutorado na Universidade de Edimburgo, UK (2014). É professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1996 e atualmente está na categoria Associado IV. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: ordenação de adverbiais temporais, mudanças construcionais, formação de construções sob a ótica da Linguística Funcional Centrada no Uso. Dá aulas em cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Letras da UFRJ e coordena o Grupo de Estudos Discurso e Gramática - Rio . Possui Bolsa de Pesquisa do CNPq- Nível 2.

Publicado
23-11-2019
Como Citar
DOS SANTOS SILVA, T.; DA CONCEIÇÃO CEZARIO, M. M. Construcionalização e competição de conectores concessivos e concessivo-condicionais instanciados pelo esquema [Xque] em português. Revista Odisseia, v. 4, n. Esp., p. p. 132 - 153, 23 nov. 2019.