O Ensino de leitura em dissertações do PROFLETRAS: radiografia de propostas de intervenção na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.21680/1983-2435.2021v6n1ID25119Palavras-chave:
PROFLETRAS, Ensino de leitura, IntervençãoResumo
O objetivo deste trabalho é realizar uma radiografia das propostas de intervenção de ensino de leitura desenvolvidas no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras, a fim de identificar os gêneros textuais trabalhados, os anos escolares, as perspectivas teórico-metodológicas de base das propostas e os produtos didáticos desenvolvidos. Para isso, realizamos um levantamento exaustivo das dissertações desenvolvidas no programa com base em pesquisa documental, de caráter descritivo e abordagem mista. O corpus é constituído de 100 dissertações e a análise guiou-se por um protocolo elaborado conforme os objetivos da pesquisa. Os resultados apontaram para a predominância dos gêneros literários nas propostas de intervenção, ainda que se possa visualizar uma grande variedade de gêneros encontrados pertencentes a domínios como o publicitário, o midiático, o jornalístico, o instrucional, o de lazer e o interpessoal. Ademais, revelaram que o procedimento da sequência didática (da Escola de Genebra) é muito utilizado pelos professores para a elaboração de suas propostas de intervenção, desenroladas mais recorrentemente no 6º e no 9º ano do Ensino Fundamental. 6º e 9º anos do Ensino Fundamental.
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