O Ensino de leitura em dissertações do PROFLETRAS: radiografia de propostas de intervenção na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2021v6n1ID25119

Palavras-chave:

PROFLETRAS, Ensino de leitura, Intervenção

Resumo

O objetivo deste trabalho é realizar uma radiografia das propostas de intervenção de ensino de leitura desenvolvidas no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Letras, a fim de identificar os gêneros textuais trabalhados, os anos escolares, as perspectivas teórico-metodológicas de base das propostas e os produtos didáticos desenvolvidos. Para isso, realizamos um levantamento exaustivo das dissertações desenvolvidas no programa com base em pesquisa documental, de caráter descritivo e abordagem mista. O corpus é constituído de 100 dissertações e a análise guiou-se por um protocolo elaborado conforme os objetivos da pesquisa. Os resultados apontaram para a predominância dos gêneros literários nas propostas de intervenção, ainda que se possa visualizar uma grande variedade de gêneros encontrados pertencentes a domínios como o publicitário, o midiático, o jornalístico, o instrucional, o de lazer e o interpessoal. Ademais, revelaram que o procedimento da sequência didática (da Escola de Genebra) é muito utilizado pelos professores para a elaboração de suas propostas de intervenção, desenroladas mais recorrentemente no 6º e no 9º ano do Ensino Fundamental. 6º e 9º anos do Ensino Fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ananias Agostinho da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Estudos da Linguagem. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), da associação ampla entre UFERSA, IFRN e UERN. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), da Unidade de Pau dos Ferros, UERN. Professor do Departamento de Ciências Humanas, do Campus de Angicos, da UFERSA.

Downloads

Publicado

24-06-2021

Como Citar

AGOSTINHO DA SILVA, A. O Ensino de leitura em dissertações do PROFLETRAS: radiografia de propostas de intervenção na educação básica. Revista Odisseia, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 111–131, 2021. DOI: 10.21680/1983-2435.2021v6n1ID25119. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/25119. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos