O falante no romance e o discurso autoritário do fundamentalismo religioso: The Handmaid’s Tale sob lentes dialógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2022v7n1ID26235

Palavras-chave:

O falante no romance, O discurso autoritário, Fundamentalismo, The Handmaid’s Tale

Resumo

Pensando na interação entre mundo da arte e mundo da vida, The handmaid’s tale (ATWOOD, 1986) nos chama a refletir sobre a criação de uma sociedade totalitária representada na obra. Para a compreensão dessa representação, este trabalho pautou-se na teoria do romance de Bakhtin, em especial nos conceitos de falante do romance e discurso autoritário, bem como no conceito de fundamentalismo, segundo Armstrong, Oz, Sloterdijk e Harari. Dessa forma, este trabalho buscou compreender, no romance, o papel do discurso autoritário da religião fundamentalista na criação e no desenvolvimento de regimes autoritários com base na religião. Foi possível perceber, por meio da análise, que a assimilação natural ou compulsória do discurso autoritário fundamentalista provocou confrontos violentos e possibilitou a entrada de políticas opressoras. O romance, portanto, chama o leitor a refletir sobre o avanço de discursos autoritários com base no discurso religioso fundamentalista em sociedades contemporâneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Estevam de Carvalho Pessoa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Letras - Habilitação em Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - CAMEAM (2009-2012). Mestra em Letras pelo programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Piauí. Atualmente é aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e e professora substituta no curso de Letras Inglês na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, campus Caraúbas.

Orison Marden Bandeira de Melo Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Literatura e Crítica Literária e doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, é professor de literatura de língua inglesa do curso de Letras-Inglês e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), atuando, a partir do dialogismo, nas linhas Leitura do texto literário e ensino e Poéticas da modernidade e da pós-modernidade.

Downloads

Publicado

22-03-2022

Como Citar

ESTEVAM DE CARVALHO PESSOA, C.; BANDEIRA DE MELO JÚNIOR, O. M. O falante no romance e o discurso autoritário do fundamentalismo religioso: The Handmaid’s Tale sob lentes dialógicas. Revista Odisseia, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 1–21, 2022. DOI: 10.21680/1983-2435.2022v7n1ID26235. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/26235. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos