O falante no romance e o discurso autoritário do fundamentalismo religioso: The Handmaid’s Tale sob lentes dialógicas

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2022v7n1ID26235

Mots-clés :

O falante no romance, O discurso autoritário, Fundamentalismo, The Handmaid’s Tale

Résumé

Pensando na interação entre mundo da arte e mundo da vida, The handmaid’s tale (ATWOOD, 1986) nos chama a refletir sobre a criação de uma sociedade totalitária representada na obra. Para a compreensão dessa representação, este trabalho pautou-se na teoria do romance de Bakhtin, em especial nos conceitos de falante do romance e discurso autoritário, bem como no conceito de fundamentalismo, segundo Armstrong, Oz, Sloterdijk e Harari. Dessa forma, este trabalho buscou compreender, no romance, o papel do discurso autoritário da religião fundamentalista na criação e no desenvolvimento de regimes autoritários com base na religião. Foi possível perceber, por meio da análise, que a assimilação natural ou compulsória do discurso autoritário fundamentalista provocou confrontos violentos e possibilitou a entrada de políticas opressoras. O romance, portanto, chama o leitor a refletir sobre o avanço de discursos autoritários com base no discurso religioso fundamentalista em sociedades contemporâneas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Caroline Estevam de Carvalho Pessoa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Letras - Habilitação em Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - CAMEAM (2009-2012). Mestra em Letras pelo programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Piauí. Atualmente é aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e e professora substituta no curso de Letras Inglês na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, campus Caraúbas.

Orison Marden Bandeira de Melo Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Literatura e Crítica Literária e doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, é professor de literatura de língua inglesa do curso de Letras-Inglês e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), atuando, a partir do dialogismo, nas linhas Leitura do texto literário e ensino e Poéticas da modernidade e da pós-modernidade.

Publié-e

22-03-2022

Comment citer

ESTEVAM DE CARVALHO PESSOA, C.; BANDEIRA DE MELO JÚNIOR, O. M. O falante no romance e o discurso autoritário do fundamentalismo religioso: The Handmaid’s Tale sob lentes dialógicas. Revue Odisseia, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 1–21, 2022. DOI: 10.21680/1983-2435.2022v7n1ID26235. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/26235. Acesso em: 25 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Articles