Linguística Funcional Centrada no Uso: teoria, método e aplicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2022v7nEspecialID28489

Palavras-chave:

Linguística Funcional Centrada no Uso, Pressupostos fundamentais., Discussão e reflexão teórica.

Resumo

Neste texto, apresentamos o número especial 2022 da Revista Odisseia, organizado para abrigar trabalhos voltados para as mais recentes tendências de pesquisa na área da Linguística Funcional Centrada no Uso. De início, partimos da contextualização dessa perspectiva linguística no cenário acadêmico brasileiro, explicitando sucintamente seus pressupostos teóricos e categorias analíticas. Contemplamos aspectos de ordem conceitual e metodológica com que pesquisadores funcionalistas passaram a lidar devido à incorporação de postulados e conceitos operacionais da Gramática de Construções. Por fim, descrevemos os trabalhos que compõem este dossiê, os quais se voltam tanto para a reflexão e/ou a discussão de questões teóricas e metodológicas quanto para a aplicação desse viés funcionalista à descrição e à análise do português.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edvaldo Balduino Bispo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor de Llíngua Portuguesa do Departamento de Letras e de Linguística do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

 

Monclar Guimarães Lopes, Universidade Federal Fluminense

Professor de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Estudos da Linguagem pela mesma universidade. Áreas de interesse: Linguística Funcional, Linguística do Texto, Ensino de Língua.

Downloads

Publicado

06-04-2022

Como Citar

BISPO, E. B.; GUIMARÃES LOPES, M. Linguística Funcional Centrada no Uso: teoria, método e aplicação. Revista Odisseia, [S. l.], v. 7, n. Especial, p. i-x, 2022. DOI: 10.21680/1983-2435.2022v7nEspecialID28489. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/28489. Acesso em: 19 abr. 2024.