Proposta de uma sequência expandida com o conto "The story of the good little boy", de Mark Twain, em aulas de língua inglesa na escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2024v9n1ID31620

Palavras-chave:

Literatura na sala de aula, Língua Inglesa, Sequência Expandida, Ensino Médio, Escola Pública

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar um modelo de projeto com o conto “The Story of The Good Little Boy” (1875), de Mark Twain, seguindo a proposta da Sequência Expandida de Rildo Cosson (2006), com atividades para outros professores de línguas que também anseiam trabalhar literatura em suas aulas e buscam alternativas possíveis para isso. Neste trabalho, é feita uma reflexão acerca da importância da literatura na sala de aula, bem como do papel do professor no fomento à formação de jovens leitores críticos, além de descrever as atividades propostas no modelo de projeto. Reflete-se, também, sobre os resultados observados durante e após sua realização. Por fim, esta investigação foi desenvolvida no intuito de reforçar a importância de se trabalhar com literatura nas aulas de línguas, reconhecendo o papel fundamental da literatura na vida do estudante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tito Matias-Ferreira Júnior, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Doutor em Literatura Comparada (UFRN), com estágio doutoral na Duke University/EUA (Bolsista Fulbright). Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem/UFRN (PPgEL/UFRN). Professor Efetivo do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Gisana Karen Araújo Costa Lira, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda em Literatura Comparada (PPgEL/UFRN). Especialista (Pós-graduação Lato Sensu) em Literatura e Ensino (IFRN). Aperfeiçoamento em Língua Inglesa (PDPI) na San Francisco State University/EUA (Bolsista Capes/Fulbright). Graduada em Letras - Inglês (UFRN). Docente de Língua Inglesa, Ensino Médio, da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte (SEEC/RN).

Referências

AZEVEDO, Ricardo. Aspectos instigantes da literatura infantil e juvenil. In OLIVEIRA, Ieda de (Org.) O que é qualidade em literatura infantil e juvenil - Com a palavra o escritor, São Paulo, DCL, 2005.

BARTHES, Roland. AULA. Aula inaugural da cadeira de semiologia literária do Colégio de França, pronunciada dia 7 de janeiro de 1977. Tradução de Leyla Perrone Moisés. SP: Ed. Cultrix, 1978.

BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio: linguagem, códigos e suas tecnologias. Secretaria de Educação Básica – Brasília: MEC, 2006. v.2

CABRAL, Sara Regina Scotta. Metodologia(s) no processo de ensino e aprendizagem. In: ULBRA (Org.). Metodologia de ensino de literatura. Curitiba: IPBEX, 2009. p. 15-28.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

COSSON, Rildo; SOUZA, Renata Junqueira de. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. UNESP, Agosto 2011. Disponível em: http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40143/1/01d16t08.pdf. Acesso em: 22 jun. 2022.

ROUXEL, Annie. Aspectos metodológicos do ensino da literatura. In: Leitura de literatura na escola. Maria Amélia Dalvi, Neide Luzia de Rezende, Rita Jover-Faleiros (Orgs.). São Paulo, SP: Parábola, 2013.

SANTOS, Ana Cristina dos. A literatura no ensino de línguas estrangeiras. Revista Línguas e Ensino, Rio de Janeiro, Ano I, v. 1, n. 1, p. 40-58, 2015.

Downloads

Publicado

29-02-2024

Como Citar

MATIAS-FERREIRA JÚNIOR, T.; ARAÚJO COSTA LIRA, G. K. Proposta de uma sequência expandida com o conto "The story of the good little boy", de Mark Twain, em aulas de língua inglesa na escola pública. Revista Odisseia, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 56–72, 2024. DOI: 10.21680/1983-2435.2024v9n1ID31620. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/31620. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos