As técnicas argumentativas mobilizadas numa redação nota 1000 do Enem
DOI:
https://doi.org/10.21680/1983-2435.2024v9nEspecialID34728Palavras-chave:
Argumentação., Enem., Redação., Nova Retórica., Técnicas argumentativas.Resumo
Atualmente, uma das formas de ingresso em universidades públicas e privadas no Brasil é por meio do Exame Nacional do Ensino Médio. Um dos critérios eliminatórios utilizados nesse processo é a produção de um texto dissertativo-argumentativo no qual o candidato defende, a partir de argumentos consistentes, um ponto de vista sobre um tema que geralmente aborda questões de cunho social. Sendo assim, neste artigo, nos propomos a fazer análise de uma das redações nota 1000 da cartilha do participante do Enem 2020 (Brasil, 2020) a fim de identificar e descrever as técnicas argumentativas nela mobilizadas. Como base teórica, nos alicerçamos nos estudos da Nova Retórica, conduzidos por Chaïm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca ([1958] 2014). O recorte teórico concentra-se no logos - abordado através das técnicas argumentativas de ligação. Mas tendo em vista que o logos compõe a tríade retórica, o ethos e o páthos, esses também são levados em conta durante a análise. Metodologicamente, por meio de uma abordagem qualitativa, utilizamos a estrutura de grelhas de análise proposta por Madureira e Sá (2021), as quais foram preenchidas conforme as técnicas argumentativas levadas em consideração na análise. Desse modo, foi possível perceber que, visando ganhar a adesão do auditório ao seu discurso, o orador (na condição de candidato a uma vaga universitária por meio do Enem) mobilizou algumas técnicas argumentativas de ligação que contribuíram para alcançar a nota 1000 na redação. A análise revelou que, dentre essas técnicas, foram identificadas amostras de regra de justiça, de argumento de autoridade e de argumento por ilustração.
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Referências
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