As técnicas argumentativas mobilizadas numa redação nota 1000 do Enem

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DOI :

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2024v9nEspecialID34728

Mots-clés :

Argumentação., Enem., Redação., Nova Retórica., Técnicas argumentativas.

Résumé

Atualmente, uma das formas de ingresso em universidades públicas e privadas no Brasil é por meio do Exame Nacional do Ensino Médio. Um dos critérios eliminatórios utilizados nesse processo é a produção de um texto dissertativo-argumentativo no qual o candidato defende, a partir de argumentos consistentes, um ponto de vista sobre um tema que geralmente aborda questões de cunho social. Sendo assim, neste artigo, nos propomos a fazer análise de uma das redações nota 1000 da cartilha do participante do Enem 2020 (Brasil, 2020) a fim de identificar e descrever as técnicas argumentativas nela mobilizadas. Como base teórica, nos alicerçamos nos estudos da Nova Retórica, conduzidos por Chaïm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca ([1958] 2014). O recorte teórico concentra-se no logos - abordado através das técnicas argumentativas de ligação. Mas tendo em vista que o logos compõe a tríade retórica, o ethos e o páthos, esses também são levados em conta durante a análise. Metodologicamente, por meio de uma abordagem qualitativa, utilizamos a estrutura de grelhas de análise proposta por Madureira e Sá (2021), as quais foram preenchidas conforme as técnicas argumentativas levadas em consideração na análise. Desse modo, foi possível perceber que, visando ganhar a adesão do auditório ao seu discurso, o orador (na condição de candidato a uma vaga universitária por meio do Enem) mobilizou algumas técnicas argumentativas de ligação que contribuíram para alcançar a nota 1000 na redação. A análise revelou que, dentre essas técnicas, foram identificadas amostras de regra de justiça, de argumento de autoridade e de argumento por ilustração.

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Biographie de l'auteur-e

Josiane Pereira da Conceição, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL/UNEB - Campus I). Professora de Língua Portuguesa do Ensino Médio Regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Estadual de Ensino da Bahia.

Références

AMOSSY, R. A argumentação no discurso. Coordenação da tradução: Eduardo Lopes Piris e Moisés Olímpio-Ferreira. Tradução de Angela M.S. Corrêa et al. São Paulo: Contexto, 2018.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A redação no Enem 2020: cartilha do participante. Brasília, DF: INEP, 2020.

FIORIN, J. L. Argumentação. 1 ed. São Paulo: Contexto, 2017.

MADUREIRA, A. L. G. Processos argumentativos em livros didáticos de nações lusófonas. In: MADUREIRA, A. L. G.; SÁ, C. M. Transversalidade X: desenvolvimento da argumentação. Coleção “Cadernos do LEIP”, Série “Temas”, nº 9. Aveiro: UA Editora, 2021.

PERELMAN, C.; OLBRECHTS-TYTECA, L. Tratado da Argumentação: a nova retórica. Tradução Maria Ermantina de Almeida Padro Galvão; revisão de tradução Eduardo Brandão. 3 ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014.

Publié-e

24-11-2024

Comment citer

PEREIRA DA CONCEIÇÃO, J. As técnicas argumentativas mobilizadas numa redação nota 1000 do Enem. Revue Odisseia, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 86–104, 2024. DOI: 10.21680/1983-2435.2024v9nEspecialID34728. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/34728. Acesso em: 21 déc. 2024.