Produção textual, referenciação e ensino: um olhar sobre textos dissertativo-argumentativos do Enem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2024v9nEspecialID34869

Palavras-chave:

Texto argumentativo, Práticas de produção textual, Práticas de ensino, Estratégias referenciais, Enem

Resumo

Este artigo apresenta os resultados teóricos e analítico-descritivos de um estudo desenvolvido, ao longo de quatro anos, por discentes de Iniciação Científica. Tomando como pressuposto a ideia de que a referenciação é uma atividade discursiva (Mondada; Dubois, 2003), o objetivo é analisar a construção de sentidos num texto dissertativo-argumentativo produzido por um vestibulando em preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio, com vistas a contribuir para a articulação entre práticas de produção textual e práticas de ensino calcadas em textos. Esse tipo textual, em sala de aula, pode não só incentivar o aluno a ampliar a sua competência textual-discursiva, mas, também, a construir conhecimentos por meio de ações sociocognitivo-interacionais. Os pressupostos teórico-analíticos que embasam esta discussão são da Linguística de Texto contemporânea (Koch, 2000, 2018; Cavalcante et al., 2010; Capistrano Júnior; Lins; Elias, 2017), de base sociocognitivo-discursiva e interacional, na interface com a argumentação (Koch; Elias, 2017; Cavalcante et al., 2020). Os resultados apontam que o vestibulando constrói, no nível microestrutural da redação, relações de sentido que articulam defesa de ponto de vista, progressão referencial e intertextualidade. No entanto, seu texto também apresenta ruptura informacional a partir de desfocagem referencial, prejudicando, em parte, a estrutura composicional do tipo dissertativo-argumentativo. Assim sendo, o artigo conclui que, para contemplar um projeto de dizer contextualizado e eficaz, é necessário que o locutor saiba articular seus propósitos comunicativo e interacional à estrutura composicional esperada.

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Biografia do Autor

Isis Gabrielle Silva da Penha, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Sergipe e graduada em Letras Vernáculas pela mesma universidade. 

Geralda de Oliveira Santos Lima, Universidade Federal de Sergipe

Professora Titular do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Sergipe (UFS) onde atua na graduação e na pós-graduação.

Samuel de Souza Matos , Universidade Federal de Sergipe

Doutorando em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe (UFS), com bolsa CAPES.  

João Paulo Fonseca Nascimento, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Estudos Linguísticos (PPGL/UFS). Atualmente, leciona as disciplinas de Redação e Literatura para turmas do Ensino Médio na Instituição: Colégio José Augusto Vieira - Lagarto/SE, bem como em curso pré-vestibular na instituição Exclusivo Ensino - Lagarto/SE.

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Publicado

24-11-2024

Como Citar

SILVA DA PENHA, I. G.; DE OLIVEIRA SANTOS LIMA, G.; DE SOUZA MATOS , S.; FONSECA NASCIMENTO, J. P. Produção textual, referenciação e ensino: um olhar sobre textos dissertativo-argumentativos do Enem. Revista Odisseia, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 23–42, 2024. DOI: 10.21680/1983-2435.2024v9nEspecialID34869. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/34869. Acesso em: 21 dez. 2024.