Análise do discurso de ódio em comentários do Instagram: descritivo e dimensão argumentativa em interface

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2024v9nEspecialID34895

Palavras-chave:

Discurso de ódio, Dimensão argumentativa, Descritivo, Comentários no Instagram.

Resumo

As manifestações odiosas são marcadas pela intolerância, pela hostilidade e pela incitação a atos antidemocráticos e são proferidas com o objetivo de influenciar e intimidar grupos sociais, constituindo-se, assim, um tema importante na agenda da Linguística contemporânea. Seu uso tem sido largamente disseminado em sites de redes sociais, em razão de traços constitutivos desses ambientes, tais como a hiperconexão (conexão em grande escala), o ambiente algorítmico das redes, as estruturas de participação, do livre acesso a conteúdos e o (pseudo)anonimato. Dito isso, define-se a seguinte pergunta de pesquisa: Como o descritivo constitui o discurso de ódio e evidencia a dimensão argumentativa em comentários publicados no Instagram? Em resposta a esse questionamento, este artigo objetiva estabelecer uma relação, a partir da análise de comentários no Instagram, entre o descritivo e a dimensão argumentativa em manifestações publicadas nessa rede social. Com base na análise do corpus, observa-se que o descritivo não só sinaliza posicionamentos e orientações argumentativas, mas também revela uma motivação a comportamentos odientos e ataques pessoais.

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Biografia do Autor

Sueli Cristina Marquesi, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Linguística Aplicada e Professora Titular de Língua Portuguesa da PUC-SP, atuando no Programa de Estudos Pós-graduados em Língua Portuguesa, no Instituto de Pesquisas Linguísticas Sedes Sapientiae para Estudos de Português (IP) e no Departamento de Português da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes. É Avaliadora Institucional do INEP/MEC e Professora Emérita pela Universidade Cruzeiro do Sul. Realizou estudos de pós-doutorado em Linguística, na Universidade do Porto (Portugal) e na Universidade de Lausanne (Suíça), estágio profissional em gestão universitária, na Universidade de Montréal (Canadá), e missão de trabalho em projeto de pesquisa na Universidade Sorbonne - Paris V (França), dentro de projeto CAPES-COFECUB. Tem-se dedicado, ao longo de sua carreira, ao ensino superior, tanto na Graduação quanto na Pós-graduação, desenvolvendo pesquisas relacionadas a leitura, escrita, uso da linguagem verbal em ambientes virtuais de aprendizagem, linguagem jurídica e tipologia e gêneros textuais. É líder do Grupo de Pesquisa "Texto, Escrita e Leitura" (PUCSP-CNPq) e foi coordenadora, no biênio 2016-2018, do GT Linguística de Texto e Análise da Conversação, da Associação Nacional de Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Participou, no período de 2010 a 2013, como coordenadora de equipe, do Projeto Análise de Textos e Discursos, liderado pela Universidade do Rio Grande do Norte, dentro do Programa PROCAD - NF da CAPES. Desde 2018, é membro da Rede Internacional de Pesquisa em Argumentação - REDIPAr e, desde 2015, do Grupo de Pesquisa "Análise Textual dos Discursos (UFRN-CNPq)". Participa do conselho científico do Projeto NURC/SP - Núcleo USP desde 2020. É autora de livros, capítulos de livros e artigos em periódicos científicos. Em sua atuação profissional, registram-se, ainda, atividades de extensão voltadas para a formação continuada de professores de Língua Portuguesa. Ocupou vários cargos de gestão acadêmica, destacando-se entre eles: na PUC-SP, o de Vice-diretora da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes (1991-1996), o de Coordenadora do Programa de Estudos Pós-graduados em Língua Portuguesa (1993-1996) e o de Vice-reitora Acadêmica (1996-2000); na Universidade Cruzeiro do Sul, o de Diretora de Pós-graduação e Pesquisa (1997-2001), o de Pró-reitora Acadêmica (2001) e o de Reitora (2001-2017); no Centro Universitário Módulo, o de Reitora (2010-2017); e, na Faculdade São Sebastião, o de Supervisora Acadêmica (2015-2017). Foi Assessora do Ministério para o ENADE na área de Letras. Atualmente, exerce o cargo de Coordenadora do curso de Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Licenciatura, na PUC-SP, biênio 2020-2022. 

Rivaldo Capistrano Júnior, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo. Líder do GELT (CNPq/UFES), vice-líder do THELPO (CNPq/UNIFESP). Vice-coordenador, biênio 2023-2025, do Grupo de Trabalho Linguística de Texto e Análise da Conversação (GT LTAC) da ANPOLL.

Andreá Pisan Soares Aguiar, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Língua Portuguesa pela PUC-SP. Mestre em Língua Portuguesa pela mesma universidade. Possui Especialização em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade São Marcos. Graduada em Letras, com habilitação em Tradução (inglês), pela Universidade Católica de Santos, e licenciada em Letras Português/Inglês pela Unicsul. Experiência como revisora de textos e copidesque em editoras. Presta serviços de revisão para pós-graduandos e profissionais de áreas diversas (artigos, dissertações, teses). Professora convidada de cursos de extensão a distância na Cogeae/PUC-SP. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Texto, Escrita e Leitura (PUC-SP/CNPq - Líder Profa. Dra. Sueli Marquesi), do Grupo de Pesquisa Texto, Hipertexto e Ensino de Língua Portuguesa - THELPO (Unifesp/CNPq - Líder Profa. Dra. Vanda Maria Elias) e do Grupo de Pesquisa em Tecnologias Educacionais (GPTEd/CNPq - Líder Prof. Dr. João Mattar). Pós-doutoranda do Programa de Estudos Pós-graduados em Língua Portuguesa da PUC-SP, bolsista PNPD/CAPES, com pesquisa nas áreas de linguística textual e de revisão de texto, sob supervisão da Profa. Dra. Sueli Cristina Marquesi.

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Publicado

24-11-2024

Como Citar

MARQUESI, S. C.; CAPISTRANO JÚNIOR, R.; PISAN SOARES AGUIAR, A. Análise do discurso de ódio em comentários do Instagram: descritivo e dimensão argumentativa em interface. Revista Odisseia, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 160–180, 2024. DOI: 10.21680/1983-2435.2024v9nEspecialID34895. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/34895. Acesso em: 12 dez. 2024.